Felizardo, SaraAlves, ValterSilva, Carlos Elói Ramos da2022-11-152024-05-302022-05-30http://hdl.handle.net/10400.19/7396As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na sociedade atual, influenciando os padrões ocupacionais e levando a novas formas de explorar e vivenciar o mundo. Os contextos educativos têm vindo a adaptar-se e a beneficiar desta realidade, utilizando novos modelos de intervenção pedagógica e preparando os alunos para a sociedade digital. As crianças e jovens com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) podem beneficiar particularmente das tecnologias digitais, uma vez que permitem maior ênfase na individualização, estrutura e suporte visual e pela qual revelam especial interesse. Além do potencial enquanto recursos educativos, as tecnologias podem ser utilizadas de forma lúdica em atividades de brincar, adaptando-se aos novos padrões ocupacionais das famílias. Neste estudo, pretende-se compreender as perspetivas de profissionais (de educação e desenvolvimento infantil) e familiares sobre as potencialidades das tecnologias e jogos digitais na promoção de competências de crianças/jovens com PEA e verificar, em que medida, a participação no protótipo do jogo “Mushyland Adventures” promove as dimensões de comunicação e interação social. Optou-se por uma metodologia mista, com enfoque quantitativo e qualitativo, tendo-se utilizado como instrumentos de recolha de dados um inquérito por questionário sobre as perspetivas de profissionais e familiares sobre a utilização de jogos digitais por crianças ou jovens com PEA, bem como a análise documental e escalas/grelhas de observação. A amostra, por conveniência, envolveu 323 profissionais e familiares, bem como 2 adolescentes com PEA, 2 familiares e o observador que participaram nas sessões do jogo “Mushyland Adventures”. Os resultados obtidos após a participação de 323 respondentes, mostram perceções próximas entre familiares e profissionais sobre a utilização de jogos digitais na PEA. Os profissionais revelam resultados mais elevados na perceção da influência positiva do jogo digital nas competências de comunicação e interação social de crianças/jovens com PEA, na perceção da necessidade de jogos específicos e maior interesse no desenvolvimento de jogos digitais para a população com PEA. Quanto às questões de literacia digital, os profissionais de desenvolvimento infantil revelam perceções mais elevadas, sendo que os docentes revelam maior frequência e satisfação para utilizar as tecnologias digitais na atividade profissional. Os profissionais com mais experiência na PEA sublinham a necessidade de supervisão nos momentos de jogo e manifestam maior abertura para conhecer jogos específicos para a PEA. Além disso, verificou-se impacto positivo nas competências de interação e no envolvimento de dois casos de jovens com PEA, ao participarem no protótipo do jogo digital “Mushyland Adventures”.Digital technologies are increasingly present in today's society, influencing occupational patterns and leading to new ways of exploring and experiencing the world. Educational contexts have been adapting to and benefiting from this reality, using new models of pedagogical intervention and preparing students for the digital society. Children and young people with Autism Spectrum Disorder (ASD) can particularly benefit from digital technologies, as they allow greater emphasis on individualisation, structure and visual support and in which they show special interest. In addition to their potential as educational resources, technologies can be used in a playful way in play activities, adapting to the new occupational patterns of families. In this study, it is intended to understand the perspectives of professionals (child education and development) and family members about the potential of digital technologies and games in promoting the skills of children/young people with ASD and to verify, to what extent, the participation in the prototype of the “Mushyland Adventures” game promotes the dimensions of communication and social interaction. We opted for a mixed methodology, with a quantitative and qualitative focus, using as data collection instruments a questionnaire survey on the perspectives of professionals and families on the use of digital games by children or young people with ASD, as well as document analysis and observation scales/grids. The sample, for convenience, involved 323 professionals and family members, as well as 2 adolescents with ASD, 2 family members and the observer who participated in the sessions of the game “Mushyland Adventures”. The results obtained after the participation of 323 respondents show similar perceptions among family members and professionals about the use of digital games in PEA. Professionals show higher results in the perception of the positive influence of digital games on communication and social interaction skills of children/young people with ASD, in the perception of the need for specific games and greater interest in the development of digital games for the population with ASD. Regarding digital literacy issues, child development professionals reveal higher perceptions, with teachers showing greater frequency and satisfaction in using digital technologies in their professional activity. Professionals with more experience in PEA emphasize the need for supervision at game times and show greater openness to know specific games for PEA. Furthermore, there was a positive impact on interaction skills and on the involvement of two cases of young people with ASD, when participating in the prototype of the digital game “Mushyland Adventures”.porPerturbação do Espectro do Autismotecnologias digitaisjogo digitalcompetências de comunicação e interação socialenvolvimentoAutism Spectrum Disorderdigital technologiesdigital gamecommunication and social interaction skillsinvolvementPerspetivas sobre jogos digitais nas competências de comunicação e interação social de crianças e jovens com Perturbação do Espetro do Autismomaster thesis203097548