Guiné, RaquelMartins, DiogoAndré, SóniaAndré, VeraCastro, CatarinaRodrigues, Melania2017-12-112017-12-112017Guiné, R.P.F., Martins, D., André, S., André, V., Castro, C., & Rodrigues, M. (2017, novembro). Pesquisa de consumidor relativa a compotas inovadoras à base de ingredientes com potenciais benefícios para a saúde. Livro de resumos do II Congresso das Escolas Superiores Agrárias, Elvas, Portugal, p. 257.http://hdl.handle.net/10400.19/4753Atualmente, os consumidores estão mais despertos para a interligação entre os conceitos de alimentos agradáveis e alimentos com propriedades benéficas para a saúde, pelo que o mercado de alimentos mais virados para a promoção da saúde tenha vindo a sofrer uma grande expansão. Neste trabalho foi avaliada a possível aceitação dos consumidores face a compotas inovadoras com inclusão de ingredientes funcionais. Para tal, foi realizado um estudo por questionário a uma amostra de 400 participantes, durante o período de novembro a dezembro de 2016 na região centro de Portugal. Os questionários foram aplicados por entrevista direta após consentimento verbal e informado apenas para participantes de 18 anos ou mais. Os resultados obtidos mostraram que 80% dos participantes gostam de compotas, sendo que 76% confecionam-nas em casa e apenas 24% costuma comprar feitas. A maior parte dos participantes consome produtos funcionais (74%), e apreciam de forma diferente os vários ingredientes possíveis adicionados nas compotas, reconhecendo como particularmente importantes a acerola, a framboesa, o morango, a canela, as sementes de chia e o mel. Em relação á introdução dos ingredientes em compotas, aqueles que causaram mais estranheza, pela sua originalidade neste tipo de alimento, foram acerola, bagas de goji ou sementes de papoila, de sésamo e chia. Em conclusão, o estudo mostrou que que vender compotas com ingredientes funcionais pode ser uma boa estratégia, contudo é importante proceder a testes sensoriais para verificar a aceitação dos produtos face ao tipo de ingredientes utilizados.porIngrediente funcionalBenefício para a saúdeDesenvolvimento de novos produtosEstudo de mercadoAceitação do consumidorPesquisa de consumidor relativa a compotas inovadoras à base de ingredientes com potenciais benefícios para a saúdeconference object