Vilela, Rosana BrandãoRibeiro, AdenizeBatista, Nildo Alves2021-02-252021-02-252020Vilela, R. B., Ribeiro, A., & Batista, N. A. (2020). Nuvem de palavras como ferramenta de análise de conteúdo: Uma aplicação aos desafios do mestrado profissional em ensino na saúde. Millenium, 2(11), 29-36. DOI: 10.29352/mill0211.03.00230http://hdl.handle.net/10400.19/6637Introdução: Este artigo descreve o uso da técnica Nuvem de Palavras na análise de dados qualitativos, sendo utilizada para identificação de desafios aos mestrados profissionais em ensino na saúde (MPES). Objetivo: Identificar os desafios dos mestrados profissionais através da utilização da técnica da Nuvem de Palavras. Métodos: Utilizou-se o software aplicativo Wordle para a construção de Nuvens de Palavras. A técnica serviu como ferramenta de apoio ao processamento de dados na pesquisa qualitativa, realizada em 2016. A produção das informações foi realizada por meio de questionário, no qual foi aplicado um roteiro semiestruturado a docentes e discentes de treze programas do país. Resultados: As seis categorias resultantes da análise e interpretação de Nuvens de Palavras, sobre fatores facilitadores e dificultadores, indicaram a presença de desafios institucionais e outros inerentes ao programa. Conclusões: Constatou-se que é essencial compreender a essência dos mestrados profissionais e dar suporte ao desenvolvimento desses programas na área do ensino na saúde. E que, o uso da técnica de Nuvem de Palavras, junto ao olhar atento dos pesquisadores, permite a análise dos dados com segurança. engword cloudsprofessional master’s degreehealth educationqualitative researchcontent analysisNuvem de palavras como ferramenta de análise de conteúdojournal article2021-02-2510.29352/mill0211.03.00230