Silva, João Paulo Alves de Jesus daOliveira, Ana Maria Macara de, orient.2013-05-232013-05-232012http://hdl.handle.net/10400.19/1700A cultura e a arte são elementos essenciais de uma educação completa que conduza ao pleno desenvolvimento do indivíduo. A educação artística é um direito humano universal, incluindo aqueles que muitas vezes são excluídos da educação, como os grupos minoritários e pessoas com deficiência. Este projeto passou pela criação de um grupo de Dança/Teatro, com vista à criação e apresentação de novas criações bem como ao desenvolvimento de um espaço de reflexão, investigação teórica e consciencialização pessoal no cruzamento entre as artes performativas e a inclusão social e cultural. O objectivo desta dissertação foi desenvolver uma pesquisa-ação sobre todo o processo, das quais saíram algumas conclusões principais: É possível incluir socialmente através da arte e através de métodos de trabalho adaptados aos participantes obtêm-se produtos artísticos de qualidade.The culture and the arts are essential elements of a complete education that leads to the full development of the individual. The artistic education is a universal human right, including those that many times are excluded from the education, as the minority groups and people with deficiency. This project has resulted from the creation of a Dance/Theatre group, having as main objective creating and presenting new creations as well as the development of a space for reflection, personal awareness and theoretical research at the crossroads between the performing arts and the social and cultural inclusion. V The goal of this thesis was to develop an action research about the whole process, which left some key findings: You can include socially through art and through working methods adapted to the participants you can get quality artistic products.porDança inclusivaArtes performativasEducação artísticaEducação especial"Tudo sobre rodas" - projecto de dança inclusivamaster thesis