Silva, Ana IsabelOliveira, Ana Maria2011-10-192011-10-192011-06-30http://hdl.handle.net/10400.19/983A educação para a diversidade e cidadania continua a ser redefinida à luz de diferentes paradigmas educacionais emergentes. Entendemo-las como faces do multilinguismo e multiculturalismo e como espaços de cosmopolitismo emancipatório. Reflectiremos acerca da importância que o professor de línguas, assume na promoção da educação para a diversidade, especificando o caso da Língua Gestual Portuguesa (LGP). Para tal, aplicou-se um questionário a 210 professores no qual procurámos saber que estatuto assume esta língua para esta população. Apresentaremos e discutiremos os resultados evidenciando o desafio que se enfrenta entre comunidades surda e ouvinte ao reclamar uma identidade euma cultura próprias.porEducação em línguasLGPMulticulturalismoMultilinguismoIdentidadeCultura surdaProfessores de línguasRepresentações sociaisO papel dos professores de línguas na construção da representação cultural emancipatória da Língua Gestual Portuguesaconference object