Silva, Nilce da2011-01-062011-01-062010-121647-662Xhttp://hdl.handle.net/10400.19/468Este artigo é um tributo a José Saramago. O texto apresenta algumas reflexões acerca do papel da escolarização em língua portuguesa para imigrantes brasileiros instalados na cidade de Trois-Rivières, na região do Québec, Canadá. A partir de pesquisa exploratória – estudo de caso/ narrativa autobiográfica – faz-se uma análise de aspectos relativos à política de emigração deste país da América do Norte. Este trabalho foi executado durante o período em que sua autora atuou como professora visitante na Université du Québec em Trois-Rivières (UQTR) no ano de 2008 e durante os quatro primeiros meses de 2009, já como professora associada. Os dados coletados indicam desvalorização da escolarização feita na língua portuguesa e da cultura lusófona pela sociedade receptora. Tal situação se traduz em segregação no mercado de trabalho quebequense dos sujeitos desta pesquisa – selecionados como imigrantes qualificados justamente por serem escolarizados.porImigraçãoEscolaLíngua portuguesaQuébecA imigração lusófona na região do Québec: reflexões sobre a escolarização em língua portuguesa no ano em que Saramago morreujournal article