Abrantes, José LuísMatias, Ana MafaldaFerreira, Luís Miguel Andrade2019-01-092019-01-092017-06-16http://hdl.handle.net/10400.19/5352O presente relatório surge como último objeto de avaliação para finalização do Mestrado em Comunicação e Marketing pela Escola Superior de Educação de Viseu e como consequência da realização do estágio curricular realizado na escola de dança Next Level Dance Center. Através da investigação desenvolvida a seu pretexto é elaborado um modelo conceptual teórico adaptado à academia, onde a partilha de opiniões por parte dos seus utilizadores via eWOM, é influenciada pela formulação dessas mesmas opiniões através de antecedentes tais como: motivações de ingresso, perceções acerca dos serviços prestados e em última instância, atitude em relação à escola. O modelo conceptual proposto permite uma abordagem inovadora a este complexo fenómeno, sendo o primeiro estudo a focar-se nos antecedentes do eWOM e a estabelecer a relação entre estes e o tipo de partilha de opinião gerada (in-group e out- of-group). Devido a esse facto recomendam-se investigações mais aprofundadas sobre o tema, nomeadamente o teste empírico do referido modelo e a sua adaptação a diferentes tipos de negócio. A corrente abordagem possui grande valor para a gestão da NLDC, visto que permite conhecer a opinião dos seus utilizadores atuais e desta forma ir de encontro à satisfação dos desejos e necessidades dos mesmos, permitindo do mesmo modo aperfeiçoar a sua estratégia de marketing e consequentemente reformar e potenciar a sua imagem perante o exterior, de forma a ir de encontro aos objetivos da organização (atrair mais clientes).This report is the last subject of evaluation to the completion of Master’s in Communication and Marketing by Escola Superior de Educação de Viseu and as a consequence of curricular internship accomplished at Next Level Dance Center. Through the research developed in its pretext a theoretical conceptual model adapted to the academy is elaborated, where the sharing of opinions by its users through eWOM is influenced by the formulation of these same opinions through antecedents such as: motivations of entry, perceptions about services provided and, ultimately, attitude towards the school. The proposed conceptual model allows an innovative approach to this complex phenomenon, as it is the first study to focus on the antecedents of eWOM and to establish the relationship between them and the type of opinion-sharing generated (in-group and out-of-group). Due to this fact, more in-depth research on the subject is recommended, namely the empirical test of this model and its adaptation to different types of business. The current approach has great value to NLDC´s management, since it allows to know the opinion of its current users and in this way to meet the satisfaction of their desires and needs, while also improving their marketing strategy and consequently reform and enhance its image abroad, in order to meet the organization's objectives (attract more customers).porMarketingMarketing culturalMarketing digitalRedes sociaisarts marketingdigital marketingsocial mediaeWOMA influência do eWOM na Next Level Dance Center (Lucan, Irlanda)master thesis202135080