Morais, Nídia SaloméBeça, PedroSantos, RitaBatista, João2011-01-242011-01-242009-05http://hdl.handle.net/10400.19/505A última evolução da Internet, designada como Web 2.0, diluiu a linha que separa os produtores dos consumidores de conteúdos e fez com que o enfoque passasse a estar no acesso às pessoas e não no acesso à informação. Novos tipos de media participativos online, tais como redes sociais, blogues, wikis, e comunidades virtuais, permitem que pessoas com interesses comuns se reúnam, partilhem ideias e colaborem de formas inovadoras. Em contextos de aprendizagem, e mais especificamente a nível do ensino superior, estas ferramentas poderão apresentar-se como soluções capazes de favorecer uma participação mais activa do aluno durante o processo de aprendizagem. Com o presente artigo pretende-se apresentar algumas das ferramentas da Web 2.0 que são usadas no contexto do ensino superior português, bem como tentar perceber, de um modo geral, os seus usos actuais, identificando quem as usa e em que cenários o faz.porMedia participativosEnsino SuperiorWeb 2.0EducaçãoMedia Participativos na Educação: Ferramentas e Usos Actuais no Ensino Superior Portuguêsconference object