Coutinho, EmíliaVallescar-Palanca, DianaMargarida Campos, SofiaAlves, Ana Berta2023-11-032023-11-032023Coutinho, E., Vallescar-Palanca, D., Campos, S., & Alves, A. B. (2023). 7 Passos para a mentoria: Um roteiro para o sucesso: Referencial pedagógico nº 1. Escola Superior de Saúde de Viseu. doi:https://doi.org/10.34633/978-989-54712-8-7978-989-54712-8-7http://hdl.handle.net/10400.19/8007A implementação da mentoria representa uma mais valia para o desenvolvimento pessoal e profissional, em todos os aspetos da vida do mentor e do mentorado. Trata-se de uma relação que envolve a troca de conhecimentos, perspetivas, experiências e estratégias, o que requer um enquadramento, planeamento e compromisso de ambas as partes. Quanto melhor se desenvolver essa relação de confiança, cuidado, respeito ... , mais eficaz e produtivo pode ser o processo de mentoria. O projeto "Mentores para a Inclusão" pretende fornecer, através deste referencial pedagógico, um rápido acesso, e de fácil leitura, aos princípios e orientações e facultar alguns recursos básicos para desenvolver as práticas da mentoria. 7 Passos para a mentoria: Um percurso para o sucesso: Referencial pedagógico Nº1 representa uma resposta e compromisso com a agenda da inclusão, equidade e diversidade, no âmbito do ensino superior, assim como contribui para a criação de uma cultura de mentoria, no contexto académico. Palavras chave: mentor, mentora, mentorado, mentorada, mentores para a inclusão, diversidade, interculturalidade, desenvolvimento, ferramentas.porMentoriaPrograma de mentoriaPolitécnico de ViseuMentoringMentoring programPolytechnic University Viseu7 Passos para a mentoria: Um roteiro para o sucesso: Referencial pedagógico nº 1bookhttps://doi.org/10.34633/978-989-54712-8-7