Menezes, LuísSilva, Arlete2012-09-272012-09-272003Menezes, L. e Silva, A. (2003). Pais, filhos, professor e comunicação matemática. Actas do Profmat 2003 (edição CD-ROM). APM: Lisboa.http://hdl.handle.net/10400.19/1189Esta experiência surge no quadro do projecto de investigação “Investigar a comunicação matemática: a prática dos professores”, que envolveu três professores do 1º ciclo e um professor do ensino superior num trabalho colaborativo. Como o próprio nome o sugere, o projecto incidiu sobre a temática da comunicação matemática no 1º ciclo, a partir da problematização das práticas profissionais dos professores. Neste quadro, surgiu a ideia de realizar um trabalho que favorecesse o desenvolvimento da comunicação matemática dos alunos logo desde a entrada na escola. As leituras feitas no projecto e a existência de alguns problemas na turma que exigiam o envolvimento directo dos pais, criaram as condições para o lançamento da ideia: os alunos, ao fim de semana, ficariam incumbidos de fazer, aos pais, um relato oral (dado que ainda não dominavam a escrita) de um qualquer aspecto da Matemática trabalhado nas aulas durante a semana. Os pais fariam o registo, que depois seria trazido para a aula, na segunda-feira seguinte.porenvolvimento parentalensino básicocomunicação matemáticaPais, filhos, professor e comunicação matemáticaconference object