Barroso, PauloBarroca, Kelly Gaspar2023-11-272023-11-272023-03-24http://hdl.handle.net/10400.19/8041O presente estudo centra-se na importância do uso da cor na comunicação publicitária, e tem o objetivo geral de aferir se a escolha das cores em publicidade afeta a interpretação das mensagens publicitárias e a reação emocional dos seus destinatários, bem como verificar se as cores influenciam os efeitos pretendidos e se são determinantes e eficazes nos anúncios. A partir de um estágio de quatro meses em regime presencial na Desigm - Comunicação e Publicidade, empresa gráfica situada em Mangualde, pretendeu-se pesquisar e analisar qual é a importância do uso da cor em projetos de comunicação publicitária e como a mesma é utilizada nos trabalhos pedidos pelos clientes, relacionando-os com projetos da concorrência. Neste relatório é apresentada a instituição acolhedora assim como as atividades desenvolvidas no local de estágio. Recorrendo à elaboração de um questionário e apresentando exemplos de algumas publicidades, pretendeu-se analisar se a interpretação das mensagens e as reações emocionais no público sofrem ou não alteração com e sem o uso da cor. Por outro lado, analisaram-se projetos realizados pela gráfica acolhedora do estágio (Desigm) e por uma gráfica concorrente (Ser e Parecer), com a finalidade de se realizar uma comparação cromática de publicidades e analisar como é usada a cor em cada projeto publicitário e se esse uso da cor difere entre as gráficas. Os resultados deste estudo afirmam que a maioria dos inquiridos consideram mais adequados os anúncios publicitários com cor, julgando que a mesma torna os anúncios mais apelativos, percetíveis, interessantes e agradáveis, face aos anúncios publicitários a preto e branco. Conclui-se que a presença da cor na comunicação publicitaria tem um papel importante para a maioria das pessoas, relativamente à compreensão das mensagens que os anúncios pretendem transmitir, assim como à reação emocional positiva. Para além dos inquiridos, os autores consultados na revisão de literatura que fundamenta teoricamente o presente estudo, atribuem uma grande importância à presença da cor na comunicação publicitária sendo esta, também, a principal conclusão deste trabalho académico.This study focuses on the importance of colour in advertising communication. It has the general objective of assessing whether the choice of colours in advertising affects the interpretation of advertising messages and the emotional reaction of its recipients, as well as verifying whether colours influence the intended effects and whether they are decisive and effective in advertisements. A four-month internship at Desigm - Comunicação e Publicidade, a graphic company located in Mangualde, was intended to research and analyse the importance of colour in advertising communication projects and how it is used in the works requested by the clients, relating them with competitor projects. This report presents the host institution and the activities developed at the internship site. Using a questionnaire and presenting examples of some advertisements, the purpose is to analyse whether the interpretation of messages and their emotional reactions in the public change with and without the use of colour. On the other hand, projects carried out by the printing company hosting the internship (Desigm) and by a competitor printing company (Ser e Parecer) were analysed, to carry out a chromatic comparison of advertisements and analyse how colour is used in each advertising project, and whether this use of colour differs between printing companies. The results of this study affirm that most of the respondents consider that advertisements with colour are more appropriate, judging that it makes the advertisements more appealing, perceptible, exciting, and pleasant than black and white advertisements. This study concludes that the presence of colour in advertising communication plays an important role for most people, regarding the understanding of the messages that the advertisements intend to convey, as well as the positive emotional reaction. In addition to the respondents, the authors consulted in the literature review that theoretically supports the present study attach great importance to the presence of colour in advertising communication, which is also the main conclusion of this academic work.porCorDesigmdesign de comunicaçãoemoçãoperceção visualpublicidadeAdvertisingcolourcommunication designDesigmemotionvisual perceptionA importância do uso da cor na comunicação publicitáriamaster thesis203406010