Bruno Avelar-Rosa, Abel Figueiredo2016-01-042016-01-042015-12-31Avelar-Rosa, B., & Figueiredo, A. (2015). As Artes Marciais e Desportos de Combate na Educação Física Escolar – Interpretação Curricular. Journal of Sport Pedagogy and Research, 1(8), 14-21.1647-9696http://hdl.handle.net/10400.19/3009Os Programas Nacionais de Educação Física (PNEF) em Portugal assinalam a necessidade de garantir o ecletismo e o desenvolvimento multilateral das crianças e jovens. Partindo desta assunção, é observada a proposta curricular efetuada no âmbito das artes marciais e desportos de combate (AM&DC) em relação com a atual formação académica de base dos futuros professores de Educação Física. No seguimento das particularidades analisadas, é efetuada uma proposta de matriz teórica para a abordagem transversal das AM&DC que enfatiza as ações referenciais destas práticas ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento de um processo de ensinoaprendizagem vinculado às diferentes possibilidades motrizes que conferem oposição dual. A estruturação das AM&DC apresentadas elogia assim o desenvolvimento de um "saber lutar" transversal promovido pela resolução de problemas associados à lógica dual das tarefas lutatórias, o qual se assume como independente dos constrangimentos técnicos e regulamentares particulares das diferentes modalidades deste grupo de práticas. Esta perspetiva procura estimular os professores, particularmente aqueles que não são especialistas neste âmbito, a compreender a estrutura global das AM&DC para sua posterior aplicação em contexto escolar.porArtes Marciais & Desportos de CombateEducação FísicaSaber LutarOrganização CurricularAs Artes Marciais e Desportos de Combate na Educação Física Escolar – Interpretação Curricularjournal article