Martins, EmíliaMendonça e Prada, Ana Maria Touro Mateus de2015-12-032015-12-0320152015http://hdl.handle.net/10400.19/2975O presente relatório de estágio inclui uma reflexão crítica sobre as práticas de ensino supervisionadas desenvolvidas em contexto de sala de aula/atividades, durante os diferentes semestres do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e um trabalho de investigação sobre o bullying nos espaços escolares, com crianças do 1º ciclo do ensino básico. O foco de análise foram as variáveis sociodemográficas em função dos episódios de bullying. Tratou-se de uma investigação de carácter quantitativo não experimental. O relatório termina com conclusões sobre o processo de aprendizagem realizado ao longo do curso, sustentado quer no estágio quer no trabalho investigativo.Abstract This teacher internship report includes a critical reflection on supervised teaching practices developed in the classroom/activities’ context throughout the different semesters of the Master's Degree in Pre-School Education and Primary Education and a research paper on bullying situations among Primary school children in school environments. The focus of the analysis was the socio-demographic variables according to the different types of bullying episodes. It was a non-experimental but quantitative research. The report ends with conclusions on the learning process carried out throughout the course, based on both the internship and the research work.porBullyingViolênciaAgressividadeespaços escolares e 1º cicloViolenceAggressivenessschool environments and Primary schoolBullying nos espaços escolaresmaster thesis201014823