Lopes, Maria Odete MonteiroMurtinheira, Marco Paulo Figueiredo2022-01-182022-01-182021-12-022021-09-20http://hdl.handle.net/10400.19/7003Na sociedade atual que se define como complexa e em constante mutação, a qualidade de fornecimento de um produto ou da prestação de um serviço é essencial como resposta aos padrões de exigência dos consumidores. Assim, a certificação pela norma NP EN ISO 9001:2015 assume um papel cada vez mais preponderante na gestão das organizações como resposta à garantia da qualidade. A gestão da qualidade e a certificação são ferramentas estratégicas que permitem moldar um negócio em função de determinados requisitos normativos que seguem um padrão internacional, permitindo a diferenciação de um produto ou serviço independentemente da dimensão da empresa. O trabalho apresentado nesta dissertação tem como objetivo principal elaborar a documentação para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade com base na norma NP EN ISO 9001:2015, na entidade empresarial J. Agostinho Silva Engenharia, Lda. Esta empresa tem como core business a prestação de serviços de engenharia, nomeadamente projetos de especialidades, acompanhamento e fiscalização de obra. Pretende-se que a aplicação deste referencial normativo permita criar vantagem competitiva e diferenciação perante a concorrência e, acima de tudo, melhorar a prestação do serviço de modo a exceder as expetativas dos clientes. A primeira fase do trabalho consistiu na análise e descrição da evolução histórica da qualidade e do conceito de qualidade, seguida de uma análise crítica de dados estatísticos sobre a tendência evolutiva de organizações certificadas no contexto internacional e, em particular, em Portugal. Posteriormente, foi efetuada uma exposição referente à importância dos sistemas de gestão e dos benefícios resultantes da sua implementação. O trabalho desenvolvido no contexto prático, permitiu o estudo e a análise dos procedimentos de trabalho praticados pela organização e a adoção de metodologias adaptadas aos requisitos da norma, através do desenvolvimento da documentação necessária à implementação do Sistema de Gestão da Qualidade.porQualidadeSistema de GestãoCertificaçãoNorma NP EN ISO 9001:2015AuditoriaProcessoIndicadoresSistema de Gestão da Qualidade, da Implementação à Certificaçãomaster thesis202883299