Morais, Nídia SaloméSousa, Catarina Carneiro deGalvão, José Manuel Pereira2016-03-162016-03-162015http://hdl.handle.net/10400.19/3117A inquietação sobre a sociedade de consumo massificada da contemporaniedade motivou neste trabalho uma reflexão e investigação em torno da influência dos novos media numa padronização de comportamentos, que culmina na criação do projeto artístico “Conshumano”. Procurou-se uma descrição e integração crítica de vários conceitos convergentes deste paradigma social que levam a uma crescente propensão do consumo de bens e serviços: Capitalismo, Industrialização, Novas Tecnologias, Indústria Cultural, Mass Media ou Globalização. Debruçando a investigação sobre os conceitos apresentados, desenvolveu-se um enquadramento teórico que relaciona diferentes autores e exemplos artísticos. Enquadrando a arte como um agente ativo da vida social, conceitos como Vídeo-Arte ou Arte Interativa ganham contornos acentuados, sendo que constituem fundamentalmente a base da instalação multimédia interativa que este projeto concretiza. A par de toda a investigação, apresenta-se neste trabalho um relato integral e uma memória descritiva da criação e o desenvolvimento da instalação. A possibilidade de jovens artistas recorrem a novos meios para produzirem as suas obras é um fator emergente nos nossos dias, sendo que neste projeto as novas tecnologias foram utilizadas criativamente como meio artístico, com vista ao desenvolvimento de uma cidadania artistica, ativa e interventiva. Por fim, encontrando-se devidamente contextualizada no presente documento, foi apresentada a exposição da instalação multimédia interativa “Conshumano: os novos media na sociedade de consumo”, no Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu. Reflete-se sobre a arte como uma alternativa criativa de crítica ao consumismo e como um meio de interação social, tendo em vista a criação de sentidos e uma reflexão da sociedade sobre o ato da compra.Uneasy by the consumerism of the society of our days, this thesis embodies a reflection and a research about the influence of the new media over a behaviour standardization, which results in the creation of the artistic project “Conshumano”.Looking up for a description and a critical integration of various converging concepts of this social paradigm, which lead to a growing tendency of the consumption: Capitalism, Industrialization, New Technologies, Cultural Industry, Mass Media or Globalization. Focusing the research on the concepts presented, developed a theoretical framework that relates different authors and artistic examples. Embracing art as an active agent of social life, concepts such as Video-Art or Interactive Art gain evident shape, as they establish essentially the basis for the interactive multimedia instalation accomplished by this project. Together with all the research, one will find in this project a complete account of the creation and development of the multimedia instalation. The possibility of young artists resort to new ways to produce their works is an emerging factor today, and in this project the new technologies were used creatively as an artistic medium, with a view to developing an artistic, active and interventionist citizenship. Finally, lying properly contextualized in this document, was presented the exhibition of interactive multimedia installation “Conshumano: os novos media na sociedade de consumo”, at National Museum Grão Vasco, in Viseu. Art is seen as a creative and alternative critique of the consumerism and as a way to interact socially, which aims to create a self-analysis for the society about the act of purchasing.porConsumoMediaTecnologiaVídeo-ArteInteraçãoInstalaçãoMultimédiaConsumptionMediaTechnologyVideo-ArtInteractionInstallationMultimediaConshumano: os novos media na sociedade de consumomaster thesis201083957