Ribeiro, Esperança JalesFreitas, Débora Filipa Oliveira2020-02-042020-02-042019-12-10http://hdl.handle.net/10400.19/6187O presente Relatório Final de Estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação de Viseu, a partir da Unidade Curricular de Seminário de Investigação Sobre as Práticas. O mesmo relatório, na Parte I pressupõe a exposição de uma apreciação crítica do que constou o percurso nos dois níveis de ensino – 1.º CEB e EPE-, recorrendo a elementos reflexivos que perfizeram os dossiês de avaliação das Unidades Curriculares de Prática de Ensino Supervisionada (PES) no 1.º CEB I e II e Prática de Ensino Supervisionada na EPE I e II; e na Parte II um trabalho investigativo sobre uma problemática que se tenha evidenciado ou tenha demonstrado interesse ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas que, neste caso, se trata de um estudo multicasos sobre as narrativas dos registos nas paredes e a autorregulação das aprendizagens em contextos de Educação Pré-Escolar. Este estudo teve como objetivos i) analisar os registos afixados nas paredes da sala de forma a ter evidências relativas ao trabalho pedagógico desenvolvido; ii) saber quais os objetivos da afixação dos registos, para o educador; iii) perceber de que forma o educador e as crianças intervêm na construção e afixação dos mesmos; iv) analisar a potencialidade dos registos afixados; v) avaliar se é possível relacionar as evidências afixadas nas paredes das salas com o modo de organizar a aprendizagem. Trata-se de uma investigação de teor qualitativo e para recolha das informações e dados foi utilizada a técnica de observação direta participante/naturalista e a entrevista semiestruturada. Este estudo decorreu em três salas de três Jardins de Infância diferentes da cidade de Viseu e contou com a colaboração das respetivas educadoras de sala. Os resultados obtidos evidenciaram que as paredes nos informam sobre o papel atribuído à criança nos processos de ensino-aprendizagem, tendo-se verificado diferenças entre os registos das paredes nas salas dos diferentes equipamentos. Estas diferenças vão no mesmo sentido dos resultados obtidos nas entrevistas às profissionais. Assim, podemos concluir que a análise dos registos das paredes pode ser um excelente ponto de partida para desencadear reflexões sobre as práticas educativas, promovendo a tomada de consciência sobre o papel que efetivamente é dado à criança na pedagogia e, consequentemente, na qualidade dos processos de aprendizagem promovidos pelos profissionais.The present Final Internship Report was carried out within the scope of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, of the School of Education of Viseu, from the Research Seminar on Practices Curricular Unit. The same report, in Part I, presupposes the exposition of a critical appreciation of what was included in the path of the two levels of education - 1st Cycle of Basic Education and Pre-School Education -, using reflective elements that perfomed the dossiers of evaluation of the Supervised Education Practice Curricular Units in the 1st CEB I and II and Supervised Education Practice in EPE I and II; In Part II, an investigative work on a problem that has been highlighted or has shown interest throughout the Supervised Teaching Practices that, in this case, is a multifaceted study on the narratives of the registers on the walls and the self-regulation of learning in contexts of Pre-School Education. This study had as objectives i) to analyze the records posted on the walls of the room in order to have evidence related to the pedagogical work developed; ii) to know the objectives of the posting of the records, for the educator; iii) to understand how the educator and children intervene in the construction and posting of the records; iv) to analyze the potentiality of the records posted; v) to evaluate if it is possible to relate the evidence posted on the walls of the rooms with how to organize learning. This is a qualitative investigation and for the collection of information and data the participant/naturalist direct observation technique and the semi-structured interview was used. This study took place in three rooms of three different kindergartens in the city of Viseu and counted with the collaboration of the respective classroom educators. The results obtained showed that the walls inform us about the role attributed to the child in the teaching-learning processes, and there were differences between the registers of the walls in the rooms of the different equipment. These differences go in the same direction as the results obtained in the interviews with the professionals. Thus, we may conclude that the analysis of the registers of the walls may be an excellent starting point for triggering reflections on the educational practices, promoting the awareness on the role which is effectively given to the child in the pedagogy and, consequently, in the quality of the learning processes promoted by the professionals.porEducação Pré-EscolarModelos CurricularesAutorregulaçãoDocumentaçãoRegistosAprendizagemPreschool EducationCurriculum ModelsSelf-regulationDocumentationRegistersLearningPráticas de Ensino Supervisionadas e estudo multicasos sobre a gestão das paredes e a autorregulação das aprendizagens em contexto de Educação Pré-Escolarmaster thesis202412709