Barroso, Paulo M.2018-06-212018-06-212010Barroso, Paulo M.The theatre of cruelty aesthetics: does postmodern life have to be beautiful or morally good?, Revista de Comunicação e Sociedade, 18, 201-208, 2010.1645-2089 181645-2089 181645-2089 18http://hdl.handle.net/10400.19/4983Pretendo reflectir sobre as implicações da relação entre os indivíduos e a sociedade, a partir da pergunta: Será que a vida pós-moderna em sociedade tem que ser bela ou moralmente boa? Para o efeito, apoio a minha perspectiva na obra de Franz Kafka, Na Colónia Penal, para representar um teatro social da estética da crueldade nas sociedades contemporâneas da pós-modernidade. A dimensão social da ética é uma espécie de prática de crueldade, assim como uma espécie de estética representando receitas da sociedade, que se confronta com as tendências contemporâneas das sociedades pós-modernas e se caracteriza pelo individualismo, narcisismo, consumo e espectáculo dos média. O teatro da crueldade funciona na punição dos condenados, para o qual existe essencialmente um trabalho de estética ou ética social higienista. A máquina insensível da Lei tem autoridade social e incorpora as falhas ou os erros punidos. Esta máquina continua a trabalhar (de forma invisível) nas nossas sociedades, onde as exigências sociais são as da ordem do Direito?porComportamento socialleipadrãopós-modernidadesociedadeThe theatre of cruelty aesthetics: does postmodern life have to be beautiful or morally good?journal article2018-06-20