Amaro, SuzanneDuarte, Paulo2015-01-282015-01-282014http://hdl.handle.net/10400.19/2580A compra de viagens online tem atraído investigadores dado o seu significativo crescimento, originando uma crescente literatura nesta área de investigação. Contudo, estudos sobre o que motiva os consumidores a comprar online têm sido fragmentados. De facto, os estudos existentes em grande parte baseiam-se no Modelo de Aceitação de Tecnologia (Davis, 1985, 1989), na Teoria da Ação Refletida (Fishbein & Ajzen, 1975), na Teoria do Comportamento Planeado (Ajzen, 1991), ou na Teoria de Difusão de Inovações (Rogers, 1995). Uma extensa revisão da literatura permitiu revelar a existência de uma falta de estudos que integrem todas as teorias para uma melhor compreensão da compra de viagens online. Deste modo, baseado em literatura relevante na área de turismo e do comportamento do consumidor, este estudo propõe e testa empiricamente um modelo integrado para explorar quais os fatores que afetam a intenção de comprar viagens online. Mais, propõe um novo constructo, designado de envolvimento com os social media, definido como o nível de interesse ou ligação emocional com os social media e que examina a sua relação com a intenção de compra de viagens online. O modelo proposto é composto por dez constructos, dos quais três são multidimensionais. Suportadas pela literatura existente foram formuladas 18 hipóteses de investigação.porCompra de viagens onlineTeoria da Ação RefletidaTeoria do comportamento planeadoTeoria da Difusão das InovaçõesTeoria da AceitaçãoTecnológicaDeterminantes das Intenções de Comprar Viagens Online: Uma abordagem Holísticajournal article