Oliveira, António Manuel Figueiredo Freitas deKrüger, Eduardo LeiteGerminiani, Luiz Felipe2023-05-232023-05-232023-03-162022-11-28http://hdl.handle.net/10400.19/7787Estudos mostram que as condições de conforto ambiental podem afetar o desempenho, o bem-estar e a saúde das pessoas. Além dos impactos sociais, edifícios que não contribuem para as condições de conforto também trazem prejuízo financeiro, pois demandam maior consumo de energia com aquecimento e/ou arrefecimento. Isso mostra a importância em entender, estudar e aprimorar este campo na engenharia civil. Especificamente no caso de estudantes, o ambiente físico pode influenciar na perfomance e no aprendizado. O presente trabalho visa avaliar as condições de conforto ambiental interior nas residências utilizadas por estudantes do ensino superior na cidade de Viseu, em Portugal. Utilizou-se de duas formas de análise, subjetiva e objetiva. O conforto subjetivo foi extraído por meio de questionário, respondido por uma amostra de 94 estudantes em períodos distintos do ano de 2022, de forma a representar as estações de aquecimento e arrefecimento. No mesmo período, através da medição de parâmetros físicos em um cômodo de um alojamento estudantil, foi realizada a análise objetiva. Na sequência, mediante a suposição de que as condições higrotérmicas medidas no interior do cômodo são as mesmas que as dos locais onde foram respondidos os inquéritos, comparou-se os dados das duas análises utilizando-se do modelo adaptativo de conforto térmico. O estudo evidenciou que na estação de arrefecimento mais da metade dos entrevistados manifestaram desconforto, enquanto que na estação de aquecimento um quarto dos entrevistados. Diante disso, reforça-se a necessidade de conferir maior atenção às condições de conforto ambiental interior e a sua estreita relação com a envolvente dos edifícios, priorizando a aplicação de soluções passivas, na busca de menor gasto energético e consequente redução do impacto ao meio ambiente.ABSTRACT: Studies show that environmental comfort conditions can affect people's performance, well-being and health. In addition to the social impacts, buildings that do not contribute to comfort conditions also bring financial losses, as they demand greater energy consumption for heating and/or cooling. This shows the importance of understanding, studying and improving this field in civil engineering. Specifically in the case of students, the physical environment can influence performance and learning. The present work aims to evaluate the conditions of indoor environmental comfort in residences used by higher education students in the city of Viseu in Portugal. Two forms of analysis were used, subjective and objective. Subjective comfort was extracted through a questionnaire answered by a sample of 94 students in different periods of 2022, in order to represent the heating and cooling seasons. In the same period, through the measurement of physical parameters in a room of a student housing, an objective analysis was carried out. Then, based on the assumption that the hygrothermal conditions measured inside the room are the same as those in the places where the surveys were answered, the data from the two analyzes were compared using the adaptive model of thermal comfort. The study showed that in the cooling season more than half of the interviewees expressed discomfort, while in the heating season a quarter of them. In view of this, the need to pay greater attention to indoor environmental comfort conditions and their close relationship with the envelope of buildings is reinforced, prioritizing the application of passive solutions, in the search for lower energy consumption and consequent reduction of the impact on the environment.porConforto ambientalConforto térmicoQualidade ambiental interiorQualidade de vidaResidência de estudantesAnálise da perceção de conforto térmico em alojamentos universitáriosmaster thesis203289242