Cardoso, Ana Paula2017-01-272017-01-271999Cardoso, A. P. (1999). A receptividade à inovação e a formação dos professores. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 2 (1), 207-218. Disponível em http://www.uva.es/aufop/publica/revelfop/99-v2n1.htm1575-0965http://hdl.handle.net/10400.19/4131O presente trabalho aborda a inovação pedagógica na perspectiva dos novos papéis do professor tendo subjacente a teoria da Educação Permanente. Mais especificamente, pretendemos analisar as relações entre a receptividade dos professores à inovação (isto é, as atitudes mais ou menos favoráveis que estes assumem face à inovação proposta) e um conjunto de variáveis independentes, das quais salientamos, no âmbito desta comunicação, as variáveis de formação do professor, designadamente a científica, a pedagógico-profissional e a continuada. A análise dos resultados obtidos com o recurso a técnicas de correlação simples e multivariada, permitem-nos concluir da existência de correlações estatisticamente significativas, embora não muito elevadas, entre as variáveis de formação do professor, consideradas individualmente, e a receptividade à inovação. Destaca-se, neste âmbito, a variável formação continuada do professor.porInovação pedagógicaAtitudes dos professoresReceptividade à mudançaFormação do professorA receptividade à inovação e a formação dos professoresjournal article