Oliveira, Ana MariaLopes, Marisa Carolina da Cruz Ferreira2016-03-162016-03-162015http://hdl.handle.net/10400.19/3120O uso do apelo emocional é um recurso muito utilizado na publicidade, com o objetivo de criar estímulos que provoquem uma reação emocional no recetor. Apesar de possuirmos um sistema racional e um emocional está provado que o emocional prevalece sempre sobre o outro no que toca a decisões. Este estudo, para além de se basear na publicidade emocional, também recai sobre a utilização das redes sociais e o fenómeno do marketing viral como espelho da reação aos diferentes tipos de publicidade, sobretudo à publicidade emocional. Para uma análise mais detalhada destes conceitos, foram escolhidas publicidades de quatro agências de seguros, de forma a analisar o discurso publicitário. O projeto permitiu observar quais as agências de seguros que utilizam redes sociais, como o Facebook, e sites de partilha, como o Youtube, para a divulgação de conteúdo publicitário. Com a análise qualitativa, foi-nos possível inferir que a publicidade emocional tem um poder maior que a publicidade não emocional, sendo o apelo emocional uma estratégia de grande relevância para a publicidade. Verificou-se também a importância do papel dos utilizadores na propagação de vídeos, tornando-os consequentemente em vídeos virais devido ao número de visualizações alcançado.porPublicidade EmocionalMarketing ViralRedes SociaisA importância da publicidade emocional no marketingmaster thesis201084198