Figueiredo, Abel2010-12-182010-12-181993http://hdl.handle.net/10400.19/462Se com a reforma do sistema educativo inicialmente se chegou a veicular a previsão de coadjuvação de especialistas na leccionação de áreas como a Educação Física, oficialmente nada de concreto se assumiu que nos permita assegurar essa coadjuvação. Assim, o professor do 1º Ciclo do Ensino Básico continua a ser o primeiro mediador oficial da alfabetização motora na escolaridade pública. Com a oficialização dos programas de Educação Física, e principalmente para o 1º Ciclo, lançaram-se linhas orientadoras sobre algumas competências que à partida devem ser desenvolvidas pelos professores que vão intervir neste ciclo de ensino. O ponto de partida nesta comunicação será a apresentação do modelo de Prática Pedagógica de Educação Física do 1º ciclo em vigor na ESE de Viseu, desenvolvido no currículo de formação de professores do ensino básico na variante em Educação Física. Como se verá, este modelo não respeita de forma estanque o enquadramento actual da Educação Física no 1º Ciclo, mas acutila um determinado sentido, manifestando uma preocupação com a modificação do actual estado.porEducação FísicaPrimeiro CicloFormação de professoresPrática PedagógicaPedagogiaA Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico e a Formação de Professoresconference object