Cordeiro, Raul AlbertoFreire, Vera2010-12-072010-12-072009-051647-662Xhttp://hdl.handle.net/10400.19/345O presente estudo teve como objectivo geral compreender a adaptação dos estudantes do 1º ano do Instituto Politécnico de Portalegre através do conhecimento dos seus Estados e Traços de Ansiedade, bem como das suas Vivências Académicas. Foram estudados N=185 estudantes do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) que, no ano lectivo de 2007/2008, se encontravam matriculados no 1º ano nas Escolas do IPP: Escola Superior de Saúde de Portalegre (ESSP), Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE), Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre (ESTGP), e Escola Superior de Educação de Portalegre (ESEP). Predominando o sexo feminino (68.6%), solteiros (96.8%), e idade entre os 18 e os 55 anos, maioritariamente revelaram adaptação em todas as Dimensões do QVA-r, à excepção da Dimensão Pessoal, facto que ocorre em 75,1% dos estudantes. Verificou-se ainda que é no Grupo Etário “Entre 18 e 22 anos” e no sexo Feminino que existe média mais elevada para as Escalas de Ansiedade-Estado e Ansiedade-Traço.porEstudantes do 1º anoTraços de AnsiedadeVivências AcadémicasEnsino Superior PolitécnicoEstado -Traço de ansiedade e vivências académicas em estudantes do 1º ano do Instituto Politécnico de Portalegrejournal article