Melão, Dulce2015-02-262015-02-262014-09Melão, D. (2014). Leitura(s) e criatividade(s): representações, itinerários e (desa)fios para formar leitores com as Metas Curriculares de Português. In M. J. Carvalho, A. Loureiro & C. A. Ferreira (Orgs.) Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. As Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, pp. 1715-1723 (ISBN 978-989-704-188-4)978-989-704-188-4http://hdl.handle.net/10400.19/2643A leitura e a criatividade têm sido crescentemente valorizadas na Educação pelo papel diversificado e importante que desempenham no universo social dos indivíduos, convidando o professor a (re)ver as suas práticas. Face aos desafios colocados pela homologação das Metas Curriculares de Português no que diz respeito a tais práticas, procedemos, primeiramente, a uma breve revisão do caráter multidimensional dos conceitos de criatividade e de leitura. De seguida, indagamos de que forma(s) as representações dos professores/futuros profissionais de Educação sobre tais conceitos se podem repercutir nas suas práticas. Finalmente, refletimos sobre os múltiplos desafios inerentes ao cruzamento entre criatividade e leitura.porleituracriatividaderepresentaçõesMetas Curriculares de PortuguêsLeitura(s) e criatividade(s): representações, itinerários e (desa)fios para formar leitores com as Metas Curriculares de Portuguêsjournal article