Coutinho, EmíliaVallescar-Palanca, DianaMargarida Campos, SofiaAlves, Ana Berta2023-11-032023-11-032023Coutinho, E., Vallescar-Palanca, D., Campos, S., & Alves, A. B. (2023). 7 Ferramentas para a mentoria: Um roteiro para o sucesso: Referencial pedagógico nº 2. Escola Superior de Saúde de Viseu. doi:https://doi.org/10.34633/978-989-54712-9-4978-989-54712-9-4http://hdl.handle.net/10400.19/8008A implementação da mentoria para o desenvolvimento pessoal e profissional requer um conjunto de ferramentas práticas para o desenvolvimento integral e harmónico da pessoa. O projeto "Mentores para a inclusão" pretende fornecer, através de "7 Ferramentas para a mentoria: Um roteiro para o sucesso: Referencial pedagógico nº 2", um conjunto de ferramentas que ajudem a estrutura e direcionar o processo da mentoria, focar metas, facilitar a reflexão, aprendizagem e desenvolvimento de habilidades, acompanhar o progresso e o seu registo. Este referencial é um complemento do referencial pedagógico nº 1: "7 Passos para a mentoria: Um roteiro para o sucesso". Desta forma, o programa de mentoria oferece uma informação compacta dos aspetos teóricos e práticos da mentoria e responde ao compromisso com a agenda da inclusão, equidade e diversidade, no âmbito do ensino superior, assim como contribui para a criação de uma cultura de mentoria, no contexto académico. Palavras chave: ferramentas, mentor, mentora, mentorado, mentorada, mentores para a inclusão, diversidade, interculturalidade, desenvolvimento, competências.porMentoriaPrograma de mentoriaPolitécnico de ViseuMentoringMentoring programPolytechnic University Viseu7 Ferramentas para a mentoria: Um roteiro para o sucesso: Referencial pedagógico nº 2bookhttps://doi.org/10.34633/978-989-54712-9-4