Figueiredo, Abel2010-12-182010-12-181998972-9145-95-4http://hdl.handle.net/10400.19/461Neste trabalho apresenta-se o estudo da valorização geral que os professores do 1º ciclo do ensino básico dão à área da EF no seu ciclo de ensino (Expressão e Educação Físico-Motora - EEFM). Como conclusão mais importante encontra-se uma contradição valorizativa entre o discurso “especializado em EF” (o dos professores de EF), que defende predominantemente o regime de monodocência no 1º ciclo, e o discurso “não especializado em EF” (o dos professores do 1º ciclo) que defende a substituição por um especialista na área. A EF, em termos conceptuais, surge bastante valorizada pelos professores do 1º ciclo, mas, do ponto de vista da sua leccionação de acordo com os programas existentes, nota-se uma valorização reduzida. Os professores valorizam uma EF metodologicamente ligada às actividades lúdico-desportivas de complemento curricular, embora conceptualmente defendam uma abordagem regular, curricular e obrigatória. Por outro lado, fica evidente a falta de segurança sentida na sua formação para a abordagem à EF, o que os leva a defender modelos de intervenção negligentes na autonomia e responsabilidade pela sua leccionação: defendem a substituição e coadjuvação com um professor especialista na área, afastando-se claramente do regime de monodocência. A terminar, elogia-se o modelo da coadjuvação formativa planeada como ponto de partida para a mudança que urge construir na “Escola Básica”.porEducação FísicaPrimeiro CicloEnsino BásicoEducaçãoInfânciaA valorização geral da educação física nos professores dobook part