Fonseca, SusanaBaptista, Alberto2017-01-312017-01-312013-05http://hdl.handle.net/10400.19/4253O propósito deste artigo é explorar as relações entre os conceitos orientação de mercado, aprendizagem organizacional, inovação e desempenho nas organizações sem fins lucrativos. Para compreender a natureza destes conceitos no contexto não lucrativo, os autores vão discutir a sua aplicação às organizações sem fins lucrativos. É questionado a utilização de metodologias de gestão nestas organizações e sugere-se o aprofundamento dos estudos e a consciencialização sobre a importância da sua aplicação para melhorar o desempenho nas mesmas. A gestão das organizações sem fins lucrativos deve passar para outra configuração, diferente do informalismo que as caracteriza. A questão que se põe nesta realidade é que estas organizações, enquanto organizações complexas, devem procurar adoptar novas ferramentas de gestão que lhes permita alcançar a sustentabilidade, ao mesmo tempo em que procuram atingir a sua missão social no universo que estão inseridas. Assim, os autores propoem um modelo conceptual que relaciona os conceitos acima referidos e apresenta as hipóteses a testar. Eles concluem sugerindo a aplicação empírica do modelo de gestão a OSFL como linha de investigação futura.porOrientação para o mercadoMisericórdiasAprendizagem organizacionalInovação organizacionalOrientação para o mercado, Aprendizagem organizacional, Inovação e Desempenho: Chaves para a sustentabilidade das organizações não lucrativasconference object