Baptista, António Miguel CostaRibeiro, Raul Manuel de Paiva2012-06-132012-06-132012-03http://hdl.handle.net/10400.19/1114Em Portugal, nas últimas duas décadas, verificou-se um forte investimento na construção rodoviária. Actualmente, nota-se uma diminuição na construção de novas estradas. Desta forma, surge, um novo desafio: manter a rede rodoviária construída em bom estado de conservação. Existem diversos processos de reabilitação de pavimentos flexíveis, desde a execução das chamadas "camadas de reforço" até às técnicas de reciclagem de pavimentos degradados, passando, ainda, por técnicas de tratamento das fendas existentes nos pavimentos. Esta dissertação tem como objectivo o estudo da aplicação de betumes modificados com incorporação de borracha em pavimentos rodoviários. Procura-se desenvolver o conhecimento sobre este tema dando particular atenção às múltiplas soluções existentes. É também feita uma breve revisão bibliográfica sobre conservação e reabilitação de pavimentos rodoviários flexíveis, sendo feita referência à sua caracterização estrutural e funcional, às degradações que os afectam e às técnicas de conservação e reabilitação existentes. De seguida, desenvolve-se o tema relacionado com o betume modificado com borracha, onde se mencionam os materiais integrantes, as características e os processos de fabrico. São estudadas as misturas betuminosas com betume modificado com borracha, mencionando os vários tipos de misturas, as principais aplicações, as vantagens e desvantagens e a sua utilização em Portugal. Finalmente, é realizado um estudo de aplicação de várias misturas betuminosas, entre misturas convencionais e modificadas com borracha, para efeito de comparação da sua vida útil.porBetume modificado com borracha (BMB)Pavimentos flexíveisReabilitaçãoAplicação de mistura betuminosa aberta com betume modificado com alta incorporação de borracha na reabilitação de pavimentos rodoviáriosmaster thesis