Menezes, LuísAlves, Rosa2020-12-142020-12-142020Menezes, L., & Alves, R. (2020). Números racionais e discussões matemáticas: Uma tarefa de cunho humorístico no 5.º ano. In E. Mamede, H. Pinto, & C. Monteiro (Eds.), Contributos para o desenvolvimento do sentido de número racional (pp. 185-201). Lisboa: Associação de Professores de Matemática.978-972-8768-72-0http://hdl.handle.net/10400.19/6433Este capítulo é um recorte de uma investigação que procurou estudar a aprendizagem dos números racionais e da capacidade de discutir no quadro de uma experiência de ensino que assenta numa metodologia de ensino exploratório em que a resolução e discussão de tarefas matemáticas são ingredientes fundamentais da aprendizagem. Das 11 tarefas que constituíram a experiência de ensino, que decorreu ao longo de quatro semanas, selecionámos, para este texto, uma que tem na sua base uma situação humorística (“Ao ataque!”), que visa a aprendizagem do tópico “Comparação e ordenação de números racionais”. A investigação, de natureza interpretativa, revela que os alunos podem aprender tópicos matemáticos ao mesmo tempo que aprendem a comunicar e discutir matematicamente. Para além disso, o contexto humorístico da tarefa teve um efeito emotivo, levando os alunos a aderir ao desafio colocado, e um efeito cognitivo quando estes pensam mais demoradamente sobre a situação humorística apresentada.porHumorMatemáticaNúmeros racionaisDiscussões colectivasNúmeros racionais e discussões matemáticas: Uma tarefa de cunho humorístico no 5.º anobook part