Cardoso, Ana PaulaAbrantes, IsabelSilva, Andreia Filipa Duarte Ferreira da2020-02-042020-02-042019-01-08http://hdl.handle.net/10400.19/6180O presente trabalho desenvolveu-se no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Viseu. Contempla duas partes: uma primeira, onde se inclui uma reflexão crítica sobre as Práticas de Ensino Supervisionadas durante quatro semestres; e uma segunda onde se apresenta o trabalho de investigação, que pretende compreender as perspetivas dos professores e alunos sobre os Trabalhos Para Casa (TPC) em Ciências Naturais, no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Assim, na investigação recorremos ao inquérito por questionário e por entrevista na modalidade de focus group. Os questionários foram aplicados a professores de Ciências Naturais e a alunos do 2.º CEB de um Agrupamento de Escolas de Viseu e as entrevistas, subsequentes a uma atividade experimental como TPC, foram aplicadas a quatro grupos de uma turma do 5.º ano de escolaridade. Verificou-se que os professores solicitam semanalmente TPC nesta disciplina, considerando-os muito importantes para o processo de ensino-aprendizagem. Relativamente aos alunos, na sua maioria, realizam os TPC e também os consideram importantes, uma vez que os ajuda a estudar, aumenta a curiosidade e melhora os seus hábitos de estudo. As tarefas que realizam com maior frequência e aquela que os professores também solicitam mais vezes são as fichas do manual escolar. Contudo, com a entrevista, também pudemos constatar que os alunos reagem com mais entusiasmo e motivação a TPC inovadores, fora do contexto tradicional.porTrabalhos para casa (TPC)ciências naturais2.º ciclo do ensino básico (2.º CEB)professoresalunosPerspetivas sobre os trabalhos para casa en ciências naturais no 2º ciclo do ensino básicomaster thesis202412202