Fonseca, SusanaBaptista, AlbertoNogueira, Fernanda2017-01-302017-01-302014-02http://hdl.handle.net/10400.19/4190O propósito deste artigo é proporcionar aos dirigentes das Misericórdias ferramentas que possam contribuir para melhorar o desempenho e a competitividade das suas organizações, explorando as relações entre os conceitos orientação de mercado, aprendizagem organizacional, inovação e desempenho. É questionado a utilização de metodologias de gestão nestas organizações e sugere-se o aprofundamento dos estudos e a consciencialização sobre a importância da sua aplicação para melhorar o desempenho nas mesmas. A gestão das organizações sem fins lucrativos deve passar para outra configuração, diferente do informalismo que as caracteriza. A questão que se põe nesta realidade é que estas, enquanto organizações complexas, devem procurar adoptar novas ferramentas de gestão que lhes permita alcançar a sustentabilidade, ao mesmo tempo em que procuram atingir a sua missão social no universo que estão inseridas. Considerando a escassez de estudos com abordagem quantitativa nesta área, o objetivo geral do estudo é caracterizar a gestão das misericórdias e investigar a relação existente entre orientação para o mercado social e desempenho, sendo esta relação mediada pela aprendizagem organizacional e inovação.porOrientação para o mercadoAprendizagem organizacionalInovaçãoDesempenhoOrganizações sem fins lucrativosA gestão das misericórdias: estudo do impacto da orientação para o mercado social no desempenho, moderada pela aprendizagem organizacional e inovaçãoconference object