Balula, João Paulo RodriguesPereira, Andreia Filipa Teles2018-12-052018-12-052018-04-16http://hdl.handle.net/10400.19/5329O presente Relatório Final de Estágio encontra-se dividido em duas partes fundamentais. Na primeira parte, fizemos uma retrospetiva do que foi o nosso percurso na Prática de Ensino Supervisionada I e II, tendo refletido sobre os contextos e as aprendizagens. Tratando-se de contextos distintos – 1.º CEB e EPE – analisamos ambas as experiências, atendendo aos seus aspetos em comum e às suas discrepâncias, levando-nos à construção de conhecimento. A segunda parte do trabalho agrega o estudo empírico. O contexto Jardim de Infância e o contexto familiar, que visam o bem-estar da criança, entrelaçaram-se de forma benéfica. Deste modo, este estudo foca-se na exploração didática de álbuns narrativos, envolvendo a família. Ao ampliarmos o nosso conhecimento, demos conta que o álbum tem sido alvo de estudo crescente e as suas caraterísticas são basilares no que respeita à motivação das crianças para a leitura. Este estudo é de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo caso, agregando várias etapas. A primeira foi a realização do inquérito por questionário aos familiares das crianças, com o objetivo de compreendermos quais as práticas de leitura em contexto familiar e o seu envolvimento no contexto Jardim de Infância, no que respeita à leitura. Numa segunda etapa, os familiares foram convidados a participar num novo momento da rotina, que consistia na exploração didática de álbuns narrativos. Através dos registos em diário de bordo e numa grelha de observação, percecionámos quais as estratégias de compreensão da leitura utilizadas pelos familiares. A introdução do momento da “caixa da imaginação” contribuiu para o conhecimento de álbuns narrativos e, através destes, fomentou-se a motivação para a leitura, a ligação Jardim de Infância-família em práticas de leitura e a criação de laços afetivos.This final training report is divided into two fundamental parts. In the first part, we reflect retrospectively on the paths regarding contexts and learning undertook in Supervised Teaching Practice I and II. In the case of distinct contexts – Primary Education and Early Childhood Education - we analyse both, considering their common aspects and discrepancies, leading to the construction of knowledge. The second part of the report presents the results of an empirical study. Both kindergarten and family contexts are aimed at the child’s well-being and, in this study, they have been intertwined in a beneficial way. Thus, our focus is the didactic exploration of picturebooks, involving the family. As we broadened our knowledge, we noticed that the picturebook had been increasingly studied and its characteristics foregrounded children’s reading motivation. This study is of a qualitative nature, within a case study framework, which included several steps. The first one was a questionnaire survey applied to children's relatives, to understand reading practices in family context and their involvement in the kindergarten, regarding reading. In a second stage, family members were invited to participate in a new moment in the routine, which consisted in the didactic exploration of picturebooks. Through logbooks and an observation grid, we understood which reading comprehension strategies were used by family members. The introduction of the "box of the imagination" moment contributed to increase the knowledge about picturebooks and reading motivation was fostered by its use. Kindergarten and families shared reading practices and affective bonds were created between them.porLeituraLiteracialiteracia familiarpicturebooksemerging literacyfamily literacypracticesReading motivationA exploração didática de álbuns narrativos envolvendo a família : um estudo no âmbito da prática de ensino supervisionadamaster thesis202053377