Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
714.55 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo foca o conhecimento de conteúdo de Geometria de professores do 1.º ciclo do ensino básico
portugueses e as suas perspetivas sobre o ensino deste tema nos primeiros anos de escolaridade. Os dados foram
recolhidos através de um teste sobre tópicos de Geometria e de um questionário, que foi respondido por 14
professores. O estudo revela que os professores têm acentuadas dificuldades em tópicos como transformações
geométricas, propriedades da mediatriz e dos quadriláteros e também na determinação dos valores das grandezas
área e volume. Sobre as perspetivas relativas ao ensino de Geometria, a maioria dos professores valoriza
estratégias de ensino centradas na sua própria atividade e na repetição de exercícios pelos alunos. Para
ultrapassarem dificuldades que os alunos apresentam na aprendizagem de tópicos de Geometria, alguns
professores agrupam esses alunos com outros que revelam melhor compreensão, enquanto outros recorrem à
repetição de exercícios. As dificuldades e limitações que os professores revelam no seu conhecimento de
conteúdo matemático sobre tópicos da Geometria elementar refletem-se acentuadamente nas suas perspetivas
sobre o ensino e aprendizagem da Matemática.
Description
Keywords
Conhecimento do conteúdo de Geometria. Professores. Primeiros anos de escolaridade
Citation
Viseu, F., Menezes, L. & Almeida, J. (2013). Conhecimento de geometria e perspetivas de professores do 1.º ciclo do ensino básico1 sobre o seu ensino. REVEMAT. v. 08, n. 1, p. 156-178.
Publisher
REVEMAT. eISSN 1981-1322. Florianópolis (SC)