Repository logo
 
Publication

Conshumano: os novos media na sociedade de consumo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMorais, Nídia Salomé
dc.contributor.advisorSousa, Catarina Carneiro de
dc.contributor.authorGalvão, José Manuel Pereira
dc.date.accessioned2016-03-16T10:23:44Z
dc.date.available2016-03-16T10:23:44Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractA inquietação sobre a sociedade de consumo massificada da contemporaniedade motivou neste trabalho uma reflexão e investigação em torno da influência dos novos media numa padronização de comportamentos, que culmina na criação do projeto artístico “Conshumano”. Procurou-se uma descrição e integração crítica de vários conceitos convergentes deste paradigma social que levam a uma crescente propensão do consumo de bens e serviços: Capitalismo, Industrialização, Novas Tecnologias, Indústria Cultural, Mass Media ou Globalização. Debruçando a investigação sobre os conceitos apresentados, desenvolveu-se um enquadramento teórico que relaciona diferentes autores e exemplos artísticos. Enquadrando a arte como um agente ativo da vida social, conceitos como Vídeo-Arte ou Arte Interativa ganham contornos acentuados, sendo que constituem fundamentalmente a base da instalação multimédia interativa que este projeto concretiza. A par de toda a investigação, apresenta-se neste trabalho um relato integral e uma memória descritiva da criação e o desenvolvimento da instalação. A possibilidade de jovens artistas recorrem a novos meios para produzirem as suas obras é um fator emergente nos nossos dias, sendo que neste projeto as novas tecnologias foram utilizadas criativamente como meio artístico, com vista ao desenvolvimento de uma cidadania artistica, ativa e interventiva. Por fim, encontrando-se devidamente contextualizada no presente documento, foi apresentada a exposição da instalação multimédia interativa “Conshumano: os novos media na sociedade de consumo”, no Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu. Reflete-se sobre a arte como uma alternativa criativa de crítica ao consumismo e como um meio de interação social, tendo em vista a criação de sentidos e uma reflexão da sociedade sobre o ato da compra.pt_PT
dc.description.abstractUneasy by the consumerism of the society of our days, this thesis embodies a reflection and a research about the influence of the new media over a behaviour standardization, which results in the creation of the artistic project “Conshumano”.Looking up for a description and a critical integration of various converging concepts of this social paradigm, which lead to a growing tendency of the consumption: Capitalism, Industrialization, New Technologies, Cultural Industry, Mass Media or Globalization. Focusing the research on the concepts presented, developed a theoretical framework that relates different authors and artistic examples. Embracing art as an active agent of social life, concepts such as Video-Art or Interactive Art gain evident shape, as they establish essentially the basis for the interactive multimedia instalation accomplished by this project. Together with all the research, one will find in this project a complete account of the creation and development of the multimedia instalation. The possibility of young artists resort to new ways to produce their works is an emerging factor today, and in this project the new technologies were used creatively as an artistic medium, with a view to developing an artistic, active and interventionist citizenship. Finally, lying properly contextualized in this document, was presented the exhibition of interactive multimedia installation “Conshumano: os novos media na sociedade de consumo”, at National Museum Grão Vasco, in Viseu. Art is seen as a creative and alternative critique of the consumerism and as a way to interact socially, which aims to create a self-analysis for the society about the act of purchasing.pt_PT
dc.identifier.tid201083957pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/3117
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subjectConsumopt_PT
dc.subjectMediapt_PT
dc.subjectTecnologiapt_PT
dc.subjectVídeo-Artept_PT
dc.subjectInteraçãopt_PT
dc.subjectInstalaçãopt_PT
dc.subjectMultimédiapt_PT
dc.subjectConsumptionpt_PT
dc.subjectMediapt_PT
dc.subjectTechnologypt_PT
dc.subjectVideo-Artpt_PT
dc.subjectInteractionpt_PT
dc.subjectInstallationpt_PT
dc.subjectMultimediapt_PT
dc.titleConshumano: os novos media na sociedade de consumopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Arte, Design e Multimédiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Conshumano - Os novos media na sociedade de consumo José Galvão 7634.pdf
Size:
8.41 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: