Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.11 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
As mudanças nos objetivos e características do ensino que vêm com a criação de um modelo pedagógico que o aluno tem consigo os meios necessários para ser sujeito da sua formação (Escola Nova) criaram um novo paradigma no ensino, que a declaração de Bolonha veio enfatizar, chamando a atenção para a importância do desenvolvimento de competências, bem como para o papel que o ensino pode desempenhar no desenvolvimento sustentável de um país, dentre outros fatores. Este modelo provocou uma redefinição do papel dos professores e dos alunos. Como resposta a este desafio, um grupo de docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL), decidiu desenvolver um projeto pedagógico no âmbito da licenciatura em turismo que fosse ao encontro do processo de Bolonha e, para o efeito, foram envolvidos docentes, discentes e stakeholders. Trata-se de um trabalho multidisciplinar que utiliza uma metodologia de desenvolvimento de trabalhos e de acções interdisciplinares centradas na rentabilização de sinergias entre as necessidades e as ofertas de formação em turismo. Passados sete anos da implementação do projeto os resultados são muito animadores, quer pelo impacto positivo que tiveram na área de atuação e junto dos grupos interessados, quer pela significativa melhoria que proporcionaram no conhecimento, desenvolvimento das competências, resultados obtidos na avaliação e inserção dos discentes na vida ativa.
Description
Keywords
Metodologias de Ensino Gestão do património Stakeholders Promoção do património local
Citation
Publisher
Universidade do Algarve – Escola Superior de Gestão Hoteleira e Turismo