Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Multidisciplinaridade e metodologias pró-ativas no ensino do turismo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Multidisciplinaridade TMS.pdf5.11 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

As mudanças nos objetivos e características do ensino que vêm com a criação de um modelo pedagógico que o aluno tem consigo os meios necessários para ser sujeito da sua formação (Escola Nova) criaram um novo paradigma no ensino, que a declaração de Bolonha veio enfatizar, chamando a atenção para a importância do desenvolvimento de competências, bem como para o papel que o ensino pode desempenhar no desenvolvimento sustentável de um país, dentre outros fatores. Este modelo provocou uma redefinição do papel dos professores e dos alunos. Como resposta a este desafio, um grupo de docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL), decidiu desenvolver um projeto pedagógico no âmbito da licenciatura em turismo que fosse ao encontro do processo de Bolonha e, para o efeito, foram envolvidos docentes, discentes e stakeholders. Trata-se de um trabalho multidisciplinar que utiliza uma metodologia de desenvolvimento de trabalhos e de acções interdisciplinares centradas na rentabilização de sinergias entre as necessidades e as ofertas de formação em turismo. Passados sete anos da implementação do projeto os resultados são muito animadores, quer pelo impacto positivo que tiveram na área de atuação e junto dos grupos interessados, quer pela significativa melhoria que proporcionaram no conhecimento, desenvolvimento das competências, resultados obtidos na avaliação e inserção dos discentes na vida ativa.

Description

Keywords

Metodologias de Ensino Gestão do património Stakeholders Promoção do património local

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade do Algarve – Escola Superior de Gestão Hoteleira e Turismo

CC License