Repository logo
 
Publication

A análise de conteúdo assistida por NVIVO: estudo da adequação das instituições portuguesas de ensino superior à reforma de Bolonha

dc.contributor.authorAntunes, Sandra Maria Gouveia
dc.contributor.authorMarques Dos Santos, Paula
dc.contributor.authorGuedes, Anabela
dc.contributor.authorLousado, José
dc.date.accessioned2020-11-25T09:51:14Z
dc.date.available2020-11-25T09:51:14Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO presente trabalho constitui-se num repositório do desenho metodológico de cariz predominantemente humanístico-interpretativo adotado para o estudo que realizámos sobre os processos de adequação ao Processo de Bolonha empreendidos pelas instituições portuguesas de ensino superior (IPES). São objetivos deste artigo dar conta: dos pressupostos que nortearam a análise de conteúdo; da fundamentação que justificou o recurso ao software NVivo 10.0; e do projeto analítico que foi construído com suporte CAQDAS e alguns dos resultados alcançados. Alicerçada nos pressupostos da metodologia qualitativa, a investigação usou mixed methods (inquérito por questionário aplicado a uma amostra de 381 professores, analisado através do software IBM SPSS Statistics, versão 21.0; e à análise de conteúdo do corpus composto por 27 relatórios de 8 IPES). Os principais resultados que apresentamos neste artigo relacionam-se com a análise de conteúdo e evidenciam tendências comuns e diferenças subtis entre os vários subsistemas de ensino, tendo concentrado o seu relato da Reforma de Bolonha nos impactos experimentados nos processos de ensino aprendizagem e, em segundo lugar, nas mudanças introduzidas em elementos e estruturas institucionais, excetuando os politécnicos privados que enfatizaram como segunda área de interesse a concretização das dimensões da Reforma.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAntunes, S. M. G. ., Marques dos Santos, P. ., Guedes, A. F. ., & Lousado, J. P. . (2020). A análise de conteúdo assistida por NVIVO: estudo da adequação das instituições portuguesas de ensino superior à reforma de Bolonha. New Trends in Qualitative Research, 2, 502-517. https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.502-517pt_PT
dc.identifier.doi10.36367/ntqr.2.2020.502-517pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6414
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectAnálise de conteúdopt_PT
dc.subjectNVIVOpt_PT
dc.subjectReforma de Bolonhapt_PT
dc.titleA análise de conteúdo assistida por NVIVO: estudo da adequação das instituições portuguesas de ensino superior à reforma de Bolonhapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage517pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage502pt_PT
oaire.citation.titleNew Trends in Qualitative Researchpt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNameGouveia Antunes
person.familyNameMarques dos Santos
person.familyNameGuedes
person.familyNameFERREIRA LOUSADO
person.givenNameSandra Maria
person.givenNamePaula Alexandra
person.givenNameAnabela
person.givenNameJOSÉ PAULO
person.identifierhttps://scholar.google.com/citations?user=v7PuZ7cAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id2014-72DD-3AE7
person.identifier.ciencia-idB613-42B0-7507
person.identifier.ciencia-id811A-A5A5-3E90
person.identifier.ciencia-id671E-8E27-5F20
person.identifier.orcid0000-0002-4626-1543
person.identifier.orcid0000-0002-1350-4203
person.identifier.orcid0000-0003-1223-8908
person.identifier.orcid0000-0002-5757-5441
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication237fac87-7c09-4b9d-8fe0-aa2651f10b6b
relation.isAuthorOfPublication2d439b62-a7bc-4d86-85fb-a06e4d3e5912
relation.isAuthorOfPublication847c1fb1-23a5-446a-a69c-6ecc0c7ed634
relation.isAuthorOfPublication954e0a43-4745-4db8-b97f-6207e4389c5f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery954e0a43-4745-4db8-b97f-6207e4389c5f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
114-Article Text-217-1-10-20200707 PUBLICADO.pdf
Size:
478.77 KB
Format:
Adobe Portable Document Format