Publication
Problemas e dificuldades de aprendizagem específicas na escrita: experiências de formação
dc.contributor.author | Araújo, Catarina Liane | |
dc.contributor.author | Martins, Ana Paula | |
dc.contributor.author | Osório, António | |
dc.date.accessioned | 2023-04-19T09:52:38Z | |
dc.date.available | 2023-04-19T09:52:38Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | No contexto escolar contactamos com um grupo significativo de professores que, nos últimos anos, tem referido a necessidade de formação, o desconhecimento de recursos e estratégias de intervenção eficazes e o sentimento de incapacidade sentida para lidarem com questões decorrentes de situações de risco e/ou de Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE) na escrita dos alunos. Estes alunos experienciam insucesso na composição de textos, produzem uma escrita menos organizada, extensa, coerente e estratégica, o que condiciona a sua relação com a escola, a sua capacidade de expressão e poderá influenciar o seu futuro profissional. Nesse sentido, parece-nos pertinente tornar acessíveis métodos e estratégias de intervenção eficazes junto dos professores, com validade empírica: como modelo Self-Regulated Strategy Development (SRSD), de modo a melhor apoiar estes alunos a lidarem com as suas necessidades específicas, promovendo experiências mais positivas face à escrita e a melhoria do conhecimento, motivação, autoeficácia e da qualidade de escrita em contextos formais de aprendizagem. Esta comunicação pretende partilhar a experiência de formação de 64 educadores, professores de 1.º Ciclo e de Educação Especial, a lecionarem em Agrupamentos de escolas da cidade de Braga, relativa à aprendizagem de estratégias de intervenção junto de problemas e DAE na escrita. Esta formação teve a duração de 50h (25h presenciais), contou com três grupos de formandos e decorreu ao longo de três meses. O principal objetivo deste curso de formação foi dotar os professores de conhecimentos quanto a estratégias de intervenção eficazes, na melhoria do desempenho da escrita, que podem utilizar junto de alunos com problemas de aprendizagem ou com DAE na escrita. Para isso abordaram-se temáticas relacionadas com a natureza, etiologia e características das DAE e dos problemas de escrita, numa perspetiva teórica; apresentam-se resultados de estudos de investigação, de estratégias de ensino eficazes e de outros assuntos relativos às necessidades, capacidades e características individuais de crianças com DAE, numa perspetiva cognitiva e de aprendizagem. Futuras implicações para as práticas pedagógicas dos profissionais da educação serão discutidas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34620/incte.2022 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-745-301-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/7750 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Bragança | pt_PT |
dc.subject | formação de profissionais da educação ificuldade de aprendizagem específicas na escrita, | pt_PT |
dc.subject | estratégias de intervenção | pt_PT |
dc.subject | problemas de escrita | pt_PT |
dc.subject | dificuldade de aprendizagem específicas na escrita | pt_PT |
dc.title | Problemas e dificuldades de aprendizagem específicas na escrita: experiências de formação | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Bragança | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 197 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 186 | pt_PT |
oaire.citation.title | 6th International Conference on Teacher Education | Conference Proceedings | pt_PT |
person.familyName | Araújo | |
person.familyName | ANDRÉ MARTINS FERNANDES | |
person.familyName | Osório | |
person.givenName | Catarina Liane | |
person.givenName | ANA PAULA | |
person.givenName | António | |
person.identifier.ciencia-id | 4B14-40F5-687C | |
person.identifier.ciencia-id | C51F-68CB-1DE2 | |
person.identifier.ciencia-id | 331D-35D1-293E | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3930-7352 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3908-821X | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9931-1962 | |
person.identifier.rid | N-9713-2015 | |
person.identifier.scopus-author-id | 21834794000 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 7be700b7-a6f4-4a8c-8ba3-e8d20b428e00 | |
relation.isAuthorOfPublication | aa299586-eb92-4de8-9d91-c1b700a848c4 | |
relation.isAuthorOfPublication | b9a7cff8-ad3e-41a3-99f6-0ea8e66130e5 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | aa299586-eb92-4de8-9d91-c1b700a848c4 |