Repository logo
 
Publication

Problemas e dificuldades de aprendizagem específicas na escrita: experiências de formação

dc.contributor.authorAraújo, Catarina Liane
dc.contributor.authorMartins, Ana Paula
dc.contributor.authorOsório, António
dc.date.accessioned2023-04-19T09:52:38Z
dc.date.available2023-04-19T09:52:38Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractNo contexto escolar contactamos com um grupo significativo de professores que, nos últimos anos, tem referido a necessidade de formação, o desconhecimento de recursos e estratégias de intervenção eficazes e o sentimento de incapacidade sentida para lidarem com questões decorrentes de situações de risco e/ou de Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE) na escrita dos alunos. Estes alunos experienciam insucesso na composição de textos, produzem uma escrita menos organizada, extensa, coerente e estratégica, o que condiciona a sua relação com a escola, a sua capacidade de expressão e poderá influenciar o seu futuro profissional. Nesse sentido, parece-nos pertinente tornar acessíveis métodos e estratégias de intervenção eficazes junto dos professores, com validade empírica: como modelo Self-Regulated Strategy Development (SRSD), de modo a melhor apoiar estes alunos a lidarem com as suas necessidades específicas, promovendo experiências mais positivas face à escrita e a melhoria do conhecimento, motivação, autoeficácia e da qualidade de escrita em contextos formais de aprendizagem. Esta comunicação pretende partilhar a experiência de formação de 64 educadores, professores de 1.º Ciclo e de Educação Especial, a lecionarem em Agrupamentos de escolas da cidade de Braga, relativa à aprendizagem de estratégias de intervenção junto de problemas e DAE na escrita. Esta formação teve a duração de 50h (25h presenciais), contou com três grupos de formandos e decorreu ao longo de três meses. O principal objetivo deste curso de formação foi dotar os professores de conhecimentos quanto a estratégias de intervenção eficazes, na melhoria do desempenho da escrita, que podem utilizar junto de alunos com problemas de aprendizagem ou com DAE na escrita. Para isso abordaram-se temáticas relacionadas com a natureza, etiologia e características das DAE e dos problemas de escrita, numa perspetiva teórica; apresentam-se resultados de estudos de investigação, de estratégias de ensino eficazes e de outros assuntos relativos às necessidades, capacidades e características individuais de crianças com DAE, numa perspetiva cognitiva e de aprendizagem. Futuras implicações para as práticas pedagógicas dos profissionais da educação serão discutidas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34620/incte.2022pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-745-301-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7750
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragançapt_PT
dc.subjectformação de profissionais da educação ificuldade de aprendizagem específicas na escrita,pt_PT
dc.subjectestratégias de intervençãopt_PT
dc.subjectproblemas de escritapt_PT
dc.subjectdificuldade de aprendizagem específicas na escritapt_PT
dc.titleProblemas e dificuldades de aprendizagem específicas na escrita: experiências de formaçãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragançapt_PT
oaire.citation.endPage197pt_PT
oaire.citation.startPage186pt_PT
oaire.citation.title6th International Conference on Teacher Education | Conference Proceedingspt_PT
person.familyNameAraújo
person.familyNameANDRÉ MARTINS FERNANDES
person.familyNameOsório
person.givenNameCatarina Liane
person.givenNameANA PAULA
person.givenNameAntónio
person.identifier.ciencia-id4B14-40F5-687C
person.identifier.ciencia-idC51F-68CB-1DE2
person.identifier.ciencia-id331D-35D1-293E
person.identifier.orcid0000-0003-3930-7352
person.identifier.orcid0000-0002-3908-821X
person.identifier.orcid0000-0002-9931-1962
person.identifier.ridN-9713-2015
person.identifier.scopus-author-id21834794000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication7be700b7-a6f4-4a8c-8ba3-e8d20b428e00
relation.isAuthorOfPublicationaa299586-eb92-4de8-9d91-c1b700a848c4
relation.isAuthorOfPublicationb9a7cff8-ad3e-41a3-99f6-0ea8e66130e5
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryaa299586-eb92-4de8-9d91-c1b700a848c4

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
incte22_CatarinaLianeAraújo.pdf
Size:
7.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: