Repository logo

Instituto Politécnico de Viseu

Scientific Repository

 

Welcome to the Polytechnic Institute of Viseu Institutional Repository

The aim of this Repository is to give greater visibility to the scientific production of the academic community of the Polytechnic Institute of Viseu, by increasing the impact and use through Open Access, ensuring the storage and preservation of all research produced in its organic units and research centres.

Recent Submissions

Ferramentas para a valorização da Dieta Mediterrânica
Publication . Oliveira, Francisco Lopes; Costa, Cristina Amaro da; Florença, Sofia Guiné
A presente tese explora a intersecção entre a Dieta Mediterrânica e a ciência cidadã, com o objetivo de analisar o potencial desta última na promoção de um padrão alimentar saudável e sustentável em Portugal. A Dieta Mediterrânica, reconhecida como Património Cultural Imaterial da Humanidade, destaca-se pelos seus benefícios para a saúde e sustentabilidade, mas enfrenta desafios no contexto português devido à transição para hábitos menos saudáveis. A ciência cidadã, por sua vez, surge como uma ferramenta participativa para monitorizar sistemas alimentares e envolver a comunidade na criação de conhecimento. O estudo inclui uma caracterização da Dieta Mediterrânica, onde se abordam as suas origens, princípios e panorama em Portugal. Segue-se uma revisão sistemática sobre a utilização de ciência cidadã aplicada ao sistema alimentar (2014-2024). Esta revisão, realizada sobre oito artigos científicos, permitiu identificar as metodologias, participantes, resultados e impactos, em particular os relacionados com a consciencialização sobre a sustentabilidade dos cidadãos participantes. Finalmente, procurou-se avaliar as perceções dos portugueses em relação ao interesse e conhecimento sobre ciência cidadã, através da implementação de um questionário online. Participarem 390 indivíduos, que puderam ser divididos em dois grupos: Grupo A (n=362) que inclui indivíduos que nunca participaram num projeto de ciência cidadã ou não sabem se já participaram e Grupo B (n=28) que inclui os que já tinham participado em projetos de ciência cidadã. Os resultados mostram existir uma familiaridade moderada com o termo ciência cidadã (35,1%) e baixa participação em geral em projetos de ciência cidadã (7,2%). Os participantes incluídos no Grupo B indicaram como principais razões para participarem em projetos de ciência cidadã as motivações ambientais (75,0%) e o facto de serem normalmente baseados em ferramentas digitais (71,5%). Dos resultados do trabalho, é possível afirmar que a ciência cidadã pode ser uma metodologia útil em trabalhos de investigação que visem reforçar a adesão à Dieta Mediterrânica e contribuir para melhorar a alimentação e saúde pública. O desenvolvimento de ferramentas digitais participativas para registar hábitos alimentares, que integrem educação e colaboração, poderá contribuir para potenciar transformações nos sistemas alimentares portugueses e promover resiliência e bem-estar.
Investigação e formação em questões de género com crianças
Publication . Almeida, Ana Margarida; Cardoso, Ana Paula; Lacerda José, Carla Sofia Pereira; Ferreira, Manuela; Margarida Campos, Sofia; de Pinho Ferreira Guiné, Raquel
Introdução: As questões de género são um tema fundamental na atualidade, que importa debater desde cedo, a fim de contribuir para o desenvolvimento de uma cidadania plena. Objetivo: Compreender as perspetivas das crianças sobre a igualdade de género, em geral e a nível profissional e salarial, antes e depois de uma intervenção pedagógica interdisciplinar no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Métodos: Estudo qualitativo que consistiu numa investigação sobre as práticas, utilizando diferentes técnicas de recolha de dados. Participaram 24 crianças, do 4.º ano, com idades compreendidas entre os 9 e 11 anos, de uma escola pública de um agrupamento de escolas do concelho de Viseu (Portugal). Resultados: Os dados revelaram que as crianças tinham já conhecimentos prévios sobre o assunto na linha do que a sociedade veicula. Todavia, a intervenção realizada levou a que muitas delas modificassem as suas perspetivas e se tornassem mais conscientes da influência de alguns estereótipos de género. As crianças manifestaram espanto pela diferença salarial entre homens e mulheres, sobre a qual não tinham ainda refletido e, em geral, demonstraram concordância em haver direitos iguais para todos no meio social e profissional. Conclusão: A educação para a igualdade de género é essencial em todo o percurso educativo. Com ela, as crianças têm a possibilidade de desconstruir preconceitos enraizados na sociedade, de desenvolver a sua personalidade de forma integral e de exercer os seus direitos cívicos com assertividade no futuro.
Relação entre padrão alimentar e tempo de ecrã em crianças pré-escolares : Uma scoping review
Publication . Cardoso, Vitória Manuela Ferreira; Condeço, Luís Miguel Pereira
Enquadramento: Durante o desenvolvimento das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, várias áreas de conhecimento mostraram-se essenciais para a prestação de cuidados ao binómio criançafamília. A investigação dessas temáticas é crucial para o progresso da disciplina de Enfermagem e para a constante evolução da prática clínica. Objetivos: Relatar o trajeto formativo nos diferentes contextos de estágio e refletir criticamente sobre as atividades realizadas, com vista à aquisição das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica; mapear a evidência científica disponível sobre a relação entre o tempo de ecrã em crianças pré-escolares e o padrão alimentar. Metodologia: Recorreu-se a uma metodologia descritiva e reflexiva do percurso formativo nos diferentes contextos de estágio. E foi desenvolvida uma Scoping Review, seguindo as orientações estabelecidas pelo Joanna Briggs Institute. A seleção dos artigos foi orientada pelo modelo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Extension for Scoping Reviews. Foram incluídos 27 artigos científicos. Resultados: As evidências sintetizadas foram agrupadas em cinco categorias principais: influência do tempo de ecrã no padrão alimentar das crianças; relação entre tempo de ecrã e risco de obesidade infantil; impacto de intervenções parentais e comunitárias; comportamentos alimentares seletivos e fatores familiares; e associação entre tempo de ecrã e tipo de alimentos e bebidas consumidos. Conclusão: As evidências demonstram uma associação clara entre o tempo de exposição ao ecrã em crianças pré-escolares e os padrões alimentares menos saudáveis, refletindo-se num maior consumo de alimentos ultraprocessados e risco acrescido de obesidade, o que reforça a importância de intervenções precoces e multidimensionais que envolvam a família, a escola e a comunidade, promovendo hábitos alimentares saudáveis desde a primeira infância. Palavras-chave: Criança; Hábitos alimentares; Tempo de ecrã; Enfermeiros pediátricos; Revisão scoping.
Segurança alimentar e nutricional de lactentes não amamentados
Publication . Anastácio, Vitória Barreiros Proença; Condeço, Luís Miguel Pereira
Enquadramento: Ao longo do percurso formativo do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, torna-se essencial aprofundar temáticas que qualifiquem a prática clínica e promovam cuidados centrados no binómio criança/família. O aleitamento materno é recomendado em exclusivo até aos 6 meses de idade. Apesar dos benefícios, existem contraindicações, e nestes casos, é fundamental garantir uma alternativa segura e adequada às necessidades nutricionais do lactente. Neste contexto, surge a adaptação transcultural do “Álbum Seriado” Vialáctea, para Portugal, um recurso educativo sobre segurança alimentar e nutricional de crianças menores de 6 meses que não são amamentadas. Objetivos: Refletir e descrever de forma crítica, as atividades concretizadas para o desenvolvimento de competências comuns e especificas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica; Realizar a adaptação transcultural do “Álbum Seriado” Via láctea para a realidade portuguesa; Metodologia: Inicialmente, é utilizada uma metodologia descritivo-reflexiva sobre o percurso formativo nos diversos contextos de estágio. Posteriormente, foi realizada a adaptação transcultural do instrumento destinado à Educação para a Saúde, dividida em duas partes, a tradução e adaptação cultural do conteúdo textual e do conteúdo imagético. Resultados: Manual Ilustrado adaptado culturalmente à população portuguesa sobre alternativas ao leite materno, destinado a educação para a saúde e para partilha entre as famílias de crianças até aos 6 meses não amamentadas. Conclusão: O trabalho desenvolvido ao longo dos estágios e no presente relatório, constitui um contributo para a melhoria contínua dos cuidados de enfermagem. É fundamental a criação de novos instrumentos de educação para a saúde, que abordem alternativas ao leite materno e segurança alimentar de crianças não amamentadas com menos de 6 meses. Palavras-chave: Segurança alimentar; Lactente; Educação para a saúde.