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Instituto Politécnico de Viseu

Scientific Repository

 

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Recent Submissions

Estudos preliminares de Adsorventes Lenhocelulósicos para a Remoção de Cefalosporinas
Publication . Gonçalves Oliveira Valente da Cruz-Lopes, Luísa Paula; Araújo, R.; Lopes, Ana Rita Valente da Cruz; Weber Macena, Morgana; Esteves, Bruno
Introdução: A Acacia dealbata foi explorada como biosorvente para remover cefalosporina de soluções aquosas. Este estudo procura demonstrar a viabilidade de utilizar materiais lenhocelulósicos de baixo custona remoção de poluentes, valorizando resíduos de outras indústrias e reduzindo o impacto ambiental associado. Objetivo: O objetivo pretendeu avaliar a capacidade dos resíduos de acácia em adsorver a cefalosporina, analisando o seu potencial de adsorção e os modelos cinéticos envolvidos, de forma a explorar o seu uso no tratamento de águas. Métodos: Esta revisão foi conduzida utilizando uma abordagem sistemática para identificar, analisar e sintetizar a literatura relevante sobre a presença e o impacto dos antibióticos cefalosporínicos em ambientes aquáticos. Paralelamente, foram realizados testes de adsorção utilizando soluções de cefalosporina com concentração de 15 mg L⁻¹, variando o tempo de agitação entre 10 e 120 minutos. A cinética de adsorção foi avaliada com base nos modelos de pseudo-primeira ordem, pseudo-segunda ordem, Elovich e difusão intrapartícula. A adsorção foi analisada através de espectrometria UV-Vis, onde se identificou um pico de absorção característico a 240 nm. Resultados: Os resultados indicaram que o modelo de pseudo-primeira ordem apresentou o coeficiente de determinação mais elevado (R² = 0,991), sugerindo que o mecanismo predominante é a adsorção física. Esta análise confirmou a capacidade da acácia em adsorver cefalosporinas, evidenciando o seu potencial como biosorvente. Conclusão: Este estudo sublinha a relevância dos biosorventes, como a Acacia dealbata, no tratamento de poluentes da indústria farmacêutica. A utilização de materiais sustentáveis oferece uma solução promissora para o tratamento de águas, abrindo caminho para futuras aplicações no campo da biossorção.
Determinants of Emotional Eating: A Study Involving Different Countries
Publication . de Pinho Ferreira Guiné, Raquel; Florença, Sofia de Guiné e; Ferreira, Manuela; Margarida Campos, Sofia; Cardoso, Ana Paula
A comunicação publicitária entre limites e desafios éticos: liberdade ou abuso de expressão?
Publication . Santos, Andreia Regina Lopes; Barroso, Paulo
O conceito de liberdade de expressão e o direito ao seu exercício têm sido amplamente debatidos nas sociedades da informação, especialmente devido aos desafios trazidos pelos novos meios tecnológicos e os seus efeitos sociais, como ocorre no campo da comunicação publicitária. Essas discussões abordam as imposições e limites necessários para garantir que a liberdade individual ou de uma marca num anúncio publicitário não interfira nos direitos alheios, preservando valores éticos e a harmonia social. A publicidade, enquanto forma estratégica de comunicação, promove produtos, serviços ou ideias, persuadindo o público a adotar comportamentos desejados. A sua linguagem persuasiva combina criatividade e inovação para se destacar num mercado competitivo, embora, por vezes, se torne abusiva ou impactante. Atuando em plataformas multicanal, como televisão, rádio, redes sociais e websites, a publicidade deve respeitar códigos éticos e legais, evitando mensagens abusivas, enganosas ou discriminatórias. Apesar de seu papel social e cultural no incentivo e persuasão ao consumo, por vezes excessivo e desnecessário, o seu impacto pode ser controverso, especialmente quando desafia princípios éticos ou abusa da liberdade de expressão. A presente investigação analisa se a publicidade opera em conformidade com os princípios éticos e jurídicos associados à liberdade de expressão. Explora como esses elementos se influenciam mutuamente e avalia até que ponto os limites éticos e legais moldam e condicionam as práticas publicitárias. Para a prossecução dos objetivos desta investigação, optou-se por uma metodologia de carácter misto, contanto com entrevistas a duas agências de publicidade, a yunik e a Desigm. Complementarmente foi realizado um inquérito por questionário, cuja amostra foi de 122 inquiridos para compreender perceções sobre conformidade ética e legal da atividade publicitária. Os resultados indicam que, em geral, a publicidade respeita os princípios éticos e jurídicos, mas reforçam a necessidade de limites para evitar conflitos com valores éticos, morais e legais. Conclui-se que a liberdade de expressão na publicidade exige um equilíbrio entre criatividade e responsabilidade, assegurando eficácia comunicativa sem comprometer direitos e padrões éticos.
A Comunicação nas Redes Sociais como Ferramenta de Envolvimento: Estudo de Caso "Casa360" da MediaCenter
Publication . Silva, Daniela Nogueira da; Rego, Belmiro; Santos, Sara
O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Projeto-Estágio do Mestrado em Comunicação Aplicada e descreve a experiência vivida durante o estágio curricular realizado na empresa MediaCenter, entre novembro de 2024 e março de 2025. O estágio teve como principal objetivo a criação da presença online da marca Casa360, considerando como estudo de caso a própria marca. A componente de investigação deste relatório foca-se na análise da interação nas redes sociais da marca Casa360, identificando os fatores que impactam o alcance e as interações nas suas publicações, bem como a sugestão de estratégias que possam aumentar o envolvimento nas redes sociais. A metodologia utilizada para esta investigação foi a abordagem quantitativa, através de um inquérito por questionário online com perguntas abertas e fechadas. Este inquérito permitiu a recolha de dados de 153 inquiridos, com o objetivo de compreender os hábitos, preferências e motivações do potencial público da Casa360, relativamente ao consumo de conteúdos nas redes sociais. Os dados quantitativos foram analisados no Microsoft Excel, por meio de estatística descritiva, enquanto as respostas “abertas” foram organizadas e interpretadas por categorias. Durante o estágio na MediaCenter, participei de forma ativa na criação da presença digital da Casa360, tendo realizado diversas tarefas relacionadas com a definição da identidade da marca nas redes sociais. Estive responsável pelo planeamento de conteúdos, criação de publicações e monitorização do desempenho das mesmas. Esta responsabilidade permitiu-me adquirir novos conhecimentos na área do marketing digital e compreender os desafios que é posicionar uma marca no ambiente online.
Chemical Modification of Pachira aquatica Oil for Bio-Based Polyurethane Wood Adhesives
Publication . Silva, Emilly; Esteves, Bruno; Domingos, idalina; Almeida, Margarida Lopes de; Araújo, Bruno; Chaves, Izabella; Fassarella, Michelângelo; et al.
The development of biomass-based adhesives has attracted interest as an alternative to petroleum-derived synthetic and potentially toxic adhesives. Pachira aquatica oil is a renewable raw material that can be incorporated into an MDI-based polyurethane system. In this study, the chemical composition and reactivity of P. aquatica oil were characterized using GC–MS, FTIR, and hydroxyl index measurements. The oil showed a predominance of saturated fatty acids, particularly methyl hexadecanoate (64.80%), derived from palmitic acid, and exhibited a low initial hydroxyl value. To enhance reactivity, the oil was transesterified with glycerol under different conditions, producing polyols with substantially increased hydroxyl values (412–769 mg KOH g−1 ), as confirmed by the intensified O–H and C–O bands in the FTIR spectra. The polyurethane adhesives were formulated from the selected polyols (P3 and P4) and evaluated at different NCO/OH ratios and pressing temperatures, using ABES shear tests. The highest ABES shear strength recorded was approximately 3.6 MPa, obtained for isocyanate indices between 0.8 and 1.0 and temperatures around 115 ◦C. Although this value represents the best performance among the tested conditions, it remains below the industrial benchmarks typically associated with the EN 205 standard (≈10 MPa). It is important to note that the ABES and EN 205 methods are not directly comparable due to differences in testing protocols. Nevertheless, the results indicate that, under the evaluated conditions, the adhesives exhibit limited mechanical performance and require further optimization.