Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Itinerarios de la lectura a través de la literatura para la infancia

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Capítulo_DM_MJM_2022_PUB.pdf4.75 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente estudo é norteado pelo objetivo de compreender de que modo a literatura para a infância pode ser tela propiciadora de motivação para a leitura, de estudantes futuros profissionais da Educação, contribuindo para fazer germinar percursos autónomos, visando a fruição na leitura. Para tal, foi realizada uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Os participantes deste estudo foram vinte e três estudantes inscritos na unidade curricular de Literatura para a Infância I, no ano letivo de 2020/2021, integrando o plano de estudos da licenciatura em Educação Básica de uma instituição de ensino superior politécnico portuguesa. Os instrumentos de recolha de dados foram 23 reflexões integradas no Portefólio elaborado pelos estudantes, entregue no final da unidade curricular. O convite feito aos estudantes para a leitura integral de dois livros-álbum e as partilhas em sala de aula que daí resultaram permitiram-nos compreender que a literatura para a infância estimula a motivação para a leitura, tendo repercussões positivas nas abordagens didáticas que os futuros profissionais da Educação terão junto dos seus públicos.

Description

Keywords

Hábitos de leitura Literatura para a infância Representações Ensino Superior

Citation

Melão, D. & Macário, M. J. (2022). Itinerarios de la lectura a través de la literatura para la infancia. In R. T. Fernández e J. S. Vázquez (Coord.) Estudios sobre los hábitos de lectura (pp. 85-99). Editorial Dykinson

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Editorial Dykinson

CC License