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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo é norteado pelo objetivo de compreender de que modo a literatura para a infância pode ser tela propiciadora de motivação para a leitura, de estudantes futuros profissionais da Educação, contribuindo para fazer germinar percursos autónomos, visando a fruição na leitura. Para tal, foi realizada uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Os participantes deste estudo foram vinte e três estudantes inscritos na unidade curricular de Literatura para a Infância I, no ano letivo de 2020/2021, integrando o plano de estudos da licenciatura em Educação Básica de uma instituição de ensino superior politécnico portuguesa. Os instrumentos de recolha de dados foram 23 reflexões integradas no Portefólio elaborado pelos estudantes, entregue no final da unidade curricular. O convite feito aos estudantes para a leitura integral de dois livros-álbum e as partilhas em sala de aula que daí resultaram permitiram-nos compreender que a literatura para a infância estimula a motivação para a leitura, tendo repercussões positivas nas abordagens didáticas que os futuros profissionais da Educação terão junto dos seus públicos.
Description
Keywords
Hábitos de leitura Literatura para a infância Representações Ensino Superior
Citation
Melão, D. & Macário, M. J. (2022). Itinerarios de la lectura a través de la literatura para la infancia. In R. T. Fernández e J. S. Vázquez (Coord.) Estudios sobre los hábitos de lectura (pp. 85-99). Editorial Dykinson
Publisher
Editorial Dykinson