Repository logo
 
Publication

Estratégias Inovadoras de Aprendizagem, com o uso de eco-sensores, no 1.º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.advisorCarvalho, Paula
dc.contributor.advisorRibeiro, António
dc.contributor.authorTavares, Ana Alexandra Castro
dc.date.accessioned2020-12-15T11:27:10Z
dc.date.available2020-12-15T11:27:10Z
dc.date.issued2020-10-09
dc.description.abstractO presente Relatório Final de Estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se separado em duas partes. Na primeira parte foi elaborada uma reflexão crítica sobre as Práticas de Ensino Supervisionadas, ao longo dos dois anos do Mestrado e na segunda parte foi realizado o projeto de investigação, que tem a finalidade de perceber se a utilização de eco-sensores no 1.º Ciclo do Ensino Básico contribui para sensibilizar alunos para a saúde ambiental da sua escola. Após a concretização de uma breve revisão bibliográfica, foi efetuado um estudo com alunos do 3.º ano do ensino básico, numa escola do 1.º Ciclo, no distrito de Viseu. Os alunos utilizaram eco-sensores para efetuar medições dos valores da temperatura e da humidade, a fim de perceberem como variava o conforto térmico da sua escola. Foram utilizados como instrumentos o inquérito, a entrevista e as notas de campo. Os resultados obtidos e analisados foram o nível de concordância dos alunos às afirmações dos inquéritos, que permitiram perceber a sua sensibilização para a saúde ambiental da sua escola.pt_PT
dc.description.abstractThis Final Internship Report was developed within the scope of the Master in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Teaching of Mathematics and Natural Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education and is separated into two parts. In the first part, a critical reflection on Supervised Teaching Practices was elaborated, over the two years of the Master's Degree and in the second part, the research project was carried out, which aims to understand whether the use of eco-sensors in the 1st Basic Education Cycle contributes to sensitize students to the environmental health of their school. After completing a brief bibliographic review, a study was carried out with students from the 3rd year of basic education, in a 1st cycle school, in the district of Viseu. Students used eco-sensors to measure temperature and humidity values, in order to understand how the thermal comfort of their school varied. The instruments used were the survey, the interview and the field notes. The results obtained and analyzed were the students' level of agreement with the survey statements, which allowed them to perceive their awareness of the environmental health of their school.pt_PT
dc.identifier.tid202555313pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6444
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSensorespt_PT
dc.subjectSaúde ambientalpt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectConforto Térmicopt_PT
dc.subjectTemperaturapt_PT
dc.subjectHumidadept_PT
dc.subjectEstatísticapt_PT
dc.subjectSensorspt_PT
dc.subjectEnvironment Healthpt_PT
dc.subjectInterdisciplinaritypt_PT
dc.subjectThermal Comfortpt_PT
dc.subjectTemperaturept_PT
dc.subjectHumiditypt_PT
dc.subjectStatispt_PT
dc.titleEstratégias Inovadoras de Aprendizagem, com o uso de eco-sensores, no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RFE_Ana_Tavares.pdf
Size:
9.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format