Repository logo
 
Publication

Descrevendo as práticas de ensino exploratório da Matemática: o caso da professora Fernanda

dc.contributor.authorMenezes, Luís
dc.contributor.authorOliveira, Hélia
dc.contributor.authorCanavarro, Ana Paula
dc.date.accessioned2013-09-18T12:30:34Z
dc.date.available2013-09-18T12:30:34Z
dc.date.issued2013-09
dc.description.abstractEste estudo surge no enquadrado do projeto de investigação P3M: Práticas profissionais dos professores de Matemática. Um dos seus objetivos é a proposta de um quadro de referência para descrever a prática de ensino exploratório da Matemática, a partir de elementos teóricos e da análise das práticas de sala de aula de professores que habitualmente realizam aulas de natureza exploratória – nesta comunicação analisamos o caso de Fernanda, uma professora a lecionar Matemática ao 5.º ano. O quadro adota um modelo de aula em quatro fases: Introdução da tarefa; Desenvolvimento da tarefa; Discussão, e; Sistematização das aprendizagens matemáticas. Para cada uma destas fases, identificamos as ações da professora que têm como objetivo: (i) promover a aprendizagem matemática dos alunos, e; (ii) gerir a aula. Os resultados do estudo, interpretativo, mostram que: as ações da professora ganham coerência quando são entendidas à luz destes dois objetivos; as ações com o propósito de gestão da aula estão interrelacionadas com as que visam a aprendizagem; as ações têm um carácter multidimensional e relacional, particularmente complexas no ensino exploratório, sendo um misto de planeadas e de emergentes na aula.por
dc.description.sponsorshipFCTpor
dc.identifier.citationMenezes, L., Oliveira, H., & Canavarro, A. P. (2013). Descrevendo as práticas de ensino exploratório da Matemática: o caso da professora Fernanda. in Atas do VII Congresso Ibero Americano de Educação Matemática (p.5795-5803), Montevideo, Uruguay, ISSN 2301-0797por
dc.identifier.issnISSN 2301-0797
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/1771
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherCIBEMpor
dc.relationP3M - PRÁTICAS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICApor
dc.subjectpráticas de ensinopor
dc.subjectensino exploratóriopor
dc.subjectprofessor de Matemáticapor
dc.titleDescrevendo as práticas de ensino exploratório da Matemática: o caso da professora Fernandapor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceMontevideo, Uruguaypor
oaire.citation.endPage5803por
oaire.citation.startPage5795por
oaire.citation.titleAtas do VII Congresso Ibero Americano de Educação Matemáticapor
person.familyNameMenezes
person.givenNameLuís
person.identifier.orcid0000-0002-8978-8900
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublication3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
menezes oliveira canav cibem 2013.pdf
Size:
273.23 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: