Publication
Descrevendo as práticas de ensino exploratório da Matemática: o caso da professora Fernanda
dc.contributor.author | Menezes, Luís | |
dc.contributor.author | Oliveira, Hélia | |
dc.contributor.author | Canavarro, Ana Paula | |
dc.date.accessioned | 2013-09-18T12:30:34Z | |
dc.date.available | 2013-09-18T12:30:34Z | |
dc.date.issued | 2013-09 | |
dc.description.abstract | Este estudo surge no enquadrado do projeto de investigação P3M: Práticas profissionais dos professores de Matemática. Um dos seus objetivos é a proposta de um quadro de referência para descrever a prática de ensino exploratório da Matemática, a partir de elementos teóricos e da análise das práticas de sala de aula de professores que habitualmente realizam aulas de natureza exploratória – nesta comunicação analisamos o caso de Fernanda, uma professora a lecionar Matemática ao 5.º ano. O quadro adota um modelo de aula em quatro fases: Introdução da tarefa; Desenvolvimento da tarefa; Discussão, e; Sistematização das aprendizagens matemáticas. Para cada uma destas fases, identificamos as ações da professora que têm como objetivo: (i) promover a aprendizagem matemática dos alunos, e; (ii) gerir a aula. Os resultados do estudo, interpretativo, mostram que: as ações da professora ganham coerência quando são entendidas à luz destes dois objetivos; as ações com o propósito de gestão da aula estão interrelacionadas com as que visam a aprendizagem; as ações têm um carácter multidimensional e relacional, particularmente complexas no ensino exploratório, sendo um misto de planeadas e de emergentes na aula. | por |
dc.description.sponsorship | FCT | por |
dc.identifier.citation | Menezes, L., Oliveira, H., & Canavarro, A. P. (2013). Descrevendo as práticas de ensino exploratório da Matemática: o caso da professora Fernanda. in Atas do VII Congresso Ibero Americano de Educação Matemática (p.5795-5803), Montevideo, Uruguay, ISSN 2301-0797 | por |
dc.identifier.issn | ISSN 2301-0797 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/1771 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | CIBEM | por |
dc.relation | P3M - PRÁTICAS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | por |
dc.subject | práticas de ensino | por |
dc.subject | ensino exploratório | por |
dc.subject | professor de Matemática | por |
dc.title | Descrevendo as práticas de ensino exploratório da Matemática: o caso da professora Fernanda | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Montevideo, Uruguay | por |
oaire.citation.endPage | 5803 | por |
oaire.citation.startPage | 5795 | por |
oaire.citation.title | Atas do VII Congresso Ibero Americano de Educação Matemática | por |
person.familyName | Menezes | |
person.givenName | Luís | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8978-8900 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
relation.isAuthorOfPublication | 3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- menezes oliveira canav cibem 2013.pdf
- Size:
- 273.23 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: