Browsing by Author "Almeida, Beatriz Topete Lopes de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Potenciar a Integração Curricular no 1.º CEB através do Design Thinking: Uma experiência formativa e investigativaPublication . Almeida, Beatriz Topete Lopes de; Rocha, JoãoO presente Relatório Final de Estágio estrutura-se em duas partes complementares, sendo que a primeira se dedica à reflexão crítica das práticas de ensino supervisionado desenvolvidas no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e na Educação Pré-Escolar (EPE), enquanto a segunda parte se centra no trabalho investigativo, intitulado “Potenciar a Integração Curricular através do Design Thinking: uma experiência formativa e investigativa”. O estudo assumiu como principais objetivos, compreender de que modo a integração curricular pode ser potenciada pelo Design Thinking, analisar a importância do trabalho de grupo no Design Thinking, compreender o papel do professor na implementação do Design Thinking e refletir sobre o contributo do Design Thinking na potenciação da integração curricular. A investigação seguiu uma abordagem qualitativa, sustentada na observação participante, em notas de campo, registos audiovisuais, produções dos alunos e no diário reflexivo, recorrendo à análise de conteúdo e à análise temática. Da análise emergiram quatro categorias principais: Relacionamento Interpessoal; Raciocínio e Resolução de Problemas; Pensamento Crítico e Criativo e; Informação e Comunicação, desdobradas em subcategorias que evidenciam o desenvolvimento de competências sociais, cognitivas e comunicativas dos alunos. Os resultados demonstram que o Design Thinking constitui um recurso pedagógico capaz de potenciar a integração curricular, promovendo aprendizagens significativas entre diferentes áreas do conhecimento. Conclui-se que a aplicação desta metodologia no 1.º CEB se revela promissora, estimulando o pensamento crítico, a criatividade e a resolução colaborativa de problemas, ao mesmo tempo que reforça a articulação entre áreas do saber, contribuindo para práticas inovadoras e inclusivas.
