Browsing by Author "Cartagena, Alberto"
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- O Envolvimento dos Pais na Vida Escolar: formas, contextos e impactosPublication . Ramalho, Henrique; Pinheiro, Bruna; Cartagena, AlbertoEnquadramento Concetual: focalizado em dois tópicos fundamentais: i) a evolução do quadro legislativo que tem vindo a suportar a participação dos pais na escola pública portuguesa, desde os pressupostos da Didática Magna de João Amós Coménio, passando pelo efeito regimentista que se consolidou entre a implementação da Primeira República e o Estado Novo, passando pelo período de normalização do pós 25 de abril de 1974, até à Lei de Bases do Sistema Educativo e respetivas evoluções normativas que se conhecem até aos dias de hoje; ii) escola, família e sucesso educativo: relações e desafios, onde são desenvolvidos aspetos associados aos papéis e responsabilidades dos pais no quadro particular do seu envolvimento na vida escolar, convocando, com maior pormenor, as problemáticas da comunicação e da formação dos e com os pais enquanto fatores do sucesso educativo. Objetivos: são objetivos centrais analisar formas e impactos do envolvimento dos pais na vida escolar dos seus educandos, compreender a motivação e condicionantes daquele envolvimento, esclarecer as formas de o consolidar e, mais particularmente, compreender as dinâmicas contextuais de uma organização escolar promotoras do ativismo educativo dos pais. Metodologia: segue-se a linha metodológica do estudo de caso, privilegiando o uso de inquéritos por questionário, aplicados a pais e a professores, complementado com a análise de alguns documentos oriundos do contexto investigado. Resultados: procede-se à discussão das diferentes formas de envolvimento dos pais, limitadas ao espectro formalista das reuniões ou às dinâmicas festivas da escola, sendo o seu contributo pouco espontâneo e, portanto, muito marcado pela previsibilidade, assistindo-se a uma instrumentalização do envolvimento dos pais para consolidar algum “protecionismo” aos seus educandos, em contracorrente com a predisposição dos professores. Conclusão: coteja-se a ideia central de que a escola tende a configurar-se por um conjunto de atividades algo circunscritas e suscitadoras do envolvimento dos pais pontual, inflexível e limitado aos horizontes minimalistas das normas instituídas.