Browsing by Author "Carvalho, Ana Isabel Simões de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Ensino experimental das ciências na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Carvalho, Ana Isabel Simões de; Novais, Anabela; Abrantes, IsabelO presente estudo pretendeu perceber como são construídos os saberes no processo de ensino/aprendizagem em Ciências da Natureza, através do trabalho prático (experimental) investigativo, com cinco crianças de Jardim de Infância e cinco alunos do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). No processo ensino/aprendizagem é notória a conjugação do papel do educador/professor, pelo seu nível de empenhamento, ao apoiar a construção dos saberes, como o envolvimento da criança, sujeito activo do seu desenvolvimento conceptual e procedimental. Foi percepcionada esta relação entre o empenhamento do adulto e o envolvimento da criança, na construção de saberes, em ciências, com as crianças do Jardim de Infância e com os alunos do 1º CEB. Pretendeu-se, também, com o presente estudo, perceber como é que a comunicação oral e os registos gráficos das crianças, nas actividades práticas investigativas na área das ciências da natureza, nas duas salas eram indicadores de aprendizagem. Foi percepcionado que as crianças do Jardim de Infância e os alunos do 1º ano do 1º CEB, neste âmbito, ao questionarem, responderem a perguntas, reflectirem, interpretarem ideias e imagens, agirem, confrontarem opiniões, registarem as suas previsões e os resultados, desenvolveram e enriqueceram o seu vocabulário, o seu discurso, melhoraram e reformularam o seu pensamento, iniciando a sua aprendizagem nos procedimentos de uma actividade (experimental) investigativa Percepcionou-se igualmente que as crianças do Jardim de Infância e os alunos do 1º ano do 1º CEB, se envolveram mais nas actividades de experimentação do que nas fases de previsão e que as reflexões quer orais quer escritas (desenhos) sobre as actividades, se centraram mais no “como fizeram” e que materiais utilizaram do que na explicação dos resultados. A metodologia utilizada foi de carácter qualitativo, um estudo de caso, através da observação participante. Verificou-se que: i) houve uma relação “simbiótica” entre o nível de empenhamento do adulto e o nível de envolvimento da criança nas actividades práticas (experimentais) investigativas, desenvolvidas na sala do Jardim de Infância e do 1º ano do 1º CEB; ii) os sub-indicadores encontrados a partir dos indicadores comunicação oral e registos gráficos permitiram perceber como é que as crianças vão construindo o conhecimento na área de Ciências da Natureza. Foi também percepcionado que é necessário dar tempo para que de forma recursiva, isto é, nos processos de apropriação e construção cognitiva, ao utilizar os mesmos conteúdos e conceitos em diferentes contextos, situações e também em diferentes momentos da vida escolar, as crianças vão aprendendo os procedimentos de uma actividade prática (experimental) investigativa