Browsing by Author "Costa, Ana Filipa Rodrigues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Comunicação no Instagram em tempos de pandemia: análise do perfil de uma influenciadora digital portuguesaPublication . Costa, Ana Filipa Rodrigues; Gouveia, TeresaA pandemia de COVID-19 trouxe novos desafios a todos os setores da sociedade. Atualmente, as redes sociais exercem uma influência significativa e o investimento no marketing de influência surge como um elemento estratégico, introduzindo meios inovadores de comunicação, promoção e publicidade para ajudar os criadores de conteúdos. A presente investigação averigua de que forma o contexto da pandemia da COVID-19 teve impacto nas estratégias de comunicação da influenciadora digital portuguesa Helena Coelho, analisando o conteúdo partilhado no Instagram, que é a principal plataforma de redes sociais para o marketing de influência. Neste contexto, foi crucial compreender se a crise epidemiológica obrigou a uma adaptação a novas formas de comunicar com o público. Durante este período de incerteza que colocou desafios aos criadores de conteúdos, procurou-se determinar de que forma estes afetaram a performance comunicacional da digital influencer. Para atingir esse objetivo, foi adotada uma abordagem metodológica mista, que incluiu uma análise qualitativa (grupo focal) e quantitativa (análise de conteúdo das publicações no Instagram). Os resultados revelaram que, apesar de ter sido afetada pela falta de atividades durante o período de confinamento, Helena Coelho adaptou as suas estratégias de comunicação para interagir com o público através de conteúdos produzidos em casa, como lives e desafios de utilizando hashtags. Registou, assim, um crescimento em termos de seguidores e gostos no Instagram em 2020, em comparação com 2019. A partir da recolha e análise dos dados, pode concluir-se que a pandemia influenciou positivamente as estratégias de comunicação da influenciadora e teve um impacto positivo no seu crescimento.