Browsing by Author "Costa, Daniela Filipa Rodrigues da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Intervenção e investigação em Educação Pré-Escolar e 1.ºCEB: relevância do faz-de-conta e do brincarPublication . Costa, Daniela Filipa Rodrigues da; Figueiredo, Maria Pacheco; Cavadas, RicardoO relatório que aqui se apresenta dá conta de um estudo de natureza qualitativa, que se desenvolveu em torno da temática relevância do faz-de-conta e do brincar na Educação Pré-Escolar no contexto da Prática de Ensino Supervisionada. Foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta a apreciação crítica dos estágios desenvolvidos e o estudo realizado. Este trabalho teve como foco de investigação analisar a relevância do brincar, enquanto ferramenta essencial para o desenvolvimento integral e construção de conhecimento de crianças em idade pré-escolar. A abordagem escolhida articula a perceção e importância que educadoras de infância dão a essa prática no quotidiano pedagógico, com destaque para o espaço exterior. A entrevista com profissionais da área de Educação Pré-Escolar foi articulada com a análise de observação da própria prática pedagógica em sala de Educação Pré-Escolar, sistematizada com apoio da Escala de Envolvimento da Criança. Os resultados revelaram que as educadoras acreditam nos benefícios do brincar, mas apenas o tempo destinado à brincadeira livre ou estruturada na sua planificação varia, assim como a relação de predominância entre o brincar e as atividades dirigidas.