Browsing by Author "Cunha, Berta"
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- Consumo de sal, açúcar, ervas plantas aromáticas e especiariasPublication . Cunha, Madalena; Martins, R.; André, Suzana; Albuquerque, Carlos; Cunha, Berta; Almeida, Dina; Silva, Mónica; Gaspar, Raquel; Fonseca, Sónia; Estudantes 28º CLE, ESSV, IPVINTRODUÇÃO Atualmente o conhecimento científico acerca das propriedades terapêuticas das ervas/plantas aromáticas confirma os benefícios do seu consumo para a saúde, constituindo uma evidência da academia moderna o seu valor medicinal na prevenção de doenças. As ervas aromáticas e especiarias conferem sabor e cor aos alimentos e ganham cada vez mais notoriedade como condimento e tempero, sendo o seu uso recomendado como boa prática alimentar para substituir o sal. OBJETIVO Avaliar o consumo de sal, açúcar, ervas/plantas aromáticas e especiarias em cidadãos portugueses. MÉTODOS O estudo descritivo e transversal foi desenvolvido numa amostra de 508 participantes adultos (52,2% homens e 47,8% mulheres) com idades compreendidas entre os 18 e os 93 anos, (média de 44.48 anos ± 21 DP), residentes na zona centro e norte de Portugal. RESULTADOS Os resultados mostraram que: - 49,4% (16,9% homens e 32,5% mulheres) dos participantes consumiam sal em valores superiores a 5g por dia; 28,3% consumiam ≤ 5 g/Dia e 15,7% não adicionavam sal aos alimentos; - a ingestão de açúcar era adequada em 92,9% inquiridos e 7,2 referiu ingeri-lo em excesso; - as especiarias eram consumidas por 59,6% dos inquiridos, sendo a pimenta malagueta a mais consumida (39,8%). - as ervas aromáticas eram consumidas por73,6 % (69,4% dos homens e 78,2% das mulheres), sendo a salsa a mais consumida (57,3%); - os locais preferidos para o cultivo de ervas aromáticas foram o quintal (39,2%) e o jardim (20,5%); CONCLUSÕES Os resultados evidenciam existir um elevado número de participantes que adiciona sal na confeção dos alimentos o que denota elevado consumo de sal. Concomitantemente o consumo de ervas aromáticas e especiarias é também significativo. Com vista a prevenir os efeitos nefastos da ingestão desregulada de sal, como conhecimento confirmatório, os resultados denotam a necessidade de se intensificarem intervenções promotoras da educação alimentar e consequentes comportamentos alimentares saudáveis, assentes no bom uso da cozinha mediterrânica.
- Education for health, dietary habits, nutritional status and indicators of metabolic riskPublication . Cunha, Madalena; Saboga-Nunes, Luís; Cunha, BertaIntroduction: A low level of functional education is a risk factor for lower levels of health literacy which in turn is considered to be a mediator in health results, currently representing an issue of interest in research on the management of the individual’s state of health. Objectives: To determine the effects of literacy on health through the mediation of dietary habits on nutritional status - Body Mass Index (BMI) and indicators of metabolic risk – Abdominal Perimeter (AP), Neck Circumference (NC), Capillary glycaemia. Methods: Descriptive study carried out on an objective sample of 508 Portuguese citizens (52.2% males and 47.8% females) with an average age of 44.48 years. The Questionário Europeu de Literacia em Saúde (HLS-EU-PT) (Nunes & Sorensen, 2013) (The European Questionnaire on Health Literacy) was applied and the dietary habits were assessed and the BMI, AP, NC and glycaemic levels were established. Results: The majority of participants (73.62%) were shown to have a health literacy deficit. The effect of the interaction between health literacy and dietary habits has a direct effect on abdominal perimeter and on neck circumference, although it is not found to be associated with variation in BMI. Conclusion: Differences in the level of health literacy were consistently associated with an increase in metabolic and cardiovascular risk. It is accepted that health literacy may affect disparities in indicators for the state of health. Priorities for future action to promote behaviours leading to the observation of healthy lifestyles including health literacy programmes.