Browsing by Author "Domingos, Mariana Baptista"
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- Inovação pedagógica na Educação Pré-Escolar: processos de inclusão num jardim de infância do concelho de ViseuPublication . Domingos, Mariana Baptista; Rocha, João; Cardoso, Ana PaulaO presente RFE foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e contempla duas partes. A primeira parte apresenta uma análise e reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto e a segunda incorpora um trabalho de investigação, realizado em contexto de estágio no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar, que teve como objetivo conhecer os processos de inclusão num jardim de infância da periferia da cidade de Viseu. Para a realização da primeira parte foram utilizados os materiais desenvolvidos e utilizados no âmbito das práticas e nomeado e analisado o documento intitulado Padrões de Desempenho Docente. O estudo é de cariz qualitativo e foi desenvolvido com recurso à observação participante em contexto de estágio, a notas de campo, ao registo fotográfico, à pesquisa documental, a gravações áudio e a entrevistas semiestruturadas às crianças, aos pais/encarregados de educação, às educadoras, à mediadora sociocultural, à representante da Associação de Pais e ao diretor do Agrupamento de Escolas. Importa, ainda, salientar que com a presente investigação pretendemos alcançar os seguintes objetivos: identificar os pressupostos que nortearam o PEA e o PPIP; analisar perspetivas e práticas de valorização inter/multiculturais; analisar as metodologias/estratégias adotadas pelo jardim de infância no âmbito da inclusão; analisar os mecanismos desenvolvidos pelo jardim de infância, tendo em vista a inclusão e o sucesso educacional das crianças que o frequentam; analisar as ideias da comunidade educativa relativamente à frequência da EPE; analisar as perspetivas da comunidade educativa acerca da integração das crianças em contexto de EPE; analisar as perspetivas da comunidade educativa acerca da importância da frequência da EPE para a integração das crianças no 1.º CEB e perceber em que medida são inovadoras as estratégias pedagógicas desenvolvidas, no jardim de infância em estudo, para a promoção da inclusão das crianças em contexto de EPE. Face ao desenvolvimento do trabalho de investigação e à luz das informações e dados obtidos, percecionaram-se vários conteúdos que se encontram intimamente relacionados com aquilo que é defendido por alguns autores. Ora, tendo em conta o que foi descrito precedentemente e em virtude de práticas de reflexão tornou-se possível dar resposta a certas questões direcionadas para a educação de infância na sua generalidade, assim como na prática desenvolvida em contexto educativo. Urge importância destacar a Lei n.º 46/86, de 14 de outubro, intitulada de Lei de Bases do Sistema Educativo e o Decreto-Lei n.º 5/97, de 10 de fevereiro – Lei-Quadro da Educação Pré-Escolar – ambos uma referência para a introdução da Educação Pré-Escolar no sistema de ensino português. Apesar de ser referido que deve haver inclusão de todas as crianças, não há referência para as de etnia cigana em particular. Como tal e de forma a colmatar este hiato, surgem os Decretos-Lei n.º 54/2018 e n.º 55/2018, de 6 de julho; dispositivos pedagógicos associados à abertura e proximidade que a instituição desenvolve com os pais/EE e modelos pedagógicos alternativos. Por último, retivemos que no jardim de infância em estudo os principais fatores que têm potenciado a inclusão das crianças são o trabalho diferenciado baseado nas novas pedagogias, nomeadamente, no MEM, a aceitação e valorização das diferenças das diversas crianças que frequentam o espaço educativo e a utilização de apoios, concretizada em parcerias com a CM e outras entidades. Por último, retivemos que no jardim de infância em estudo os principais fatores que têm potenciado a inclusão das crianças são o trabalho diferenciado baseado nas novas pedagogias, nomeadamente, no MEM, a aceitação e valorização das diferenças das diversas crianças que frequentam o espaço educativo e a utilização de apoios, concretizada em parcerias com a CM e outras entidades.