Browsing by Author "Gomez, Camila Pires"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Um estudo sobre a relevância das TIC no âmbito do trabalho de projeto na interseção da investigação e da reflexão sobre as práticas em EPE e 1.º CEBPublication . Gomez, Camila Pires; Gomes, Cristina Azevedo; Figueiredo, Maria PachecoO presente relatório de estágio tem como propósito analisar criticamente a Prática de Ensino Supervisionada (PES) que foi desenvolvida em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Educação Pré-Escolar (EPE), tal como apresentar um estudo sobre os contributos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no âmbito do trabalho de projeto na EPE. O trabalho desenvolvido foi articulado com o projeto VIAS – Viseu InterAge Stories. A ação desenvolvida ao longo da prática baseou-se assim numa perspetiva sócio-construtivista, partindo da premissa de que a aprendizagem e o desenvolvimento são produtos da interação social, tendo o sujeito um papel ativo. Nesta linha de pensamento, ao se planificarem as atividades teve-se em atenção as características das crianças, as suas escolhas e interesses. Para se analisar o trabalho desenvolvido recorreu-se aos instrumentos e materiais utilizados ao longo das intervenções, aos registos fotográficos e escritos e a diversos autores de referência. Para dar resposta ao estudo, que se relacionou com a conceção e avaliação de um trabalho de projeto na EPE que mobilizasse as TIC e promovesse a “intergeracionalidade”, tornou-se relevante realizar uma investigação sobre as próprias práticas, tendo-se tratado de uma investigação qualitativa. Foi assim realizada uma análise dos dados recolhidos através da observação participante, com a adoção de características da investigação etnográfica, o que permitiu que as crianças tivessem uma voz mais direta e, consequentemente, uma maior participação.
