Browsing by Author "Guedes, Joana Maria Barbosa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Materiais didáticos no ensino da Matemática do 2.º CEBPublication . Guedes, Joana Maria Barbosa; Ribe, António; Martins, Ana PatríciaEste relatório foi concretizado no âmbito do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, sendo que se encontra dividido em duas partes. A primeira parte diz respeito à reflexão crítica sobre as práticas realizadas em contexto, no âmbito das unidades curriculares de ensino supervisionado e a segunda a um trabalho de investigação. Relativamente à primeira parte, foi realizada uma descrição dos contextos dos estágios que desenvolvemos em ambos os ciclos do Ensino Básico (1.º e 2.º) e também realizamos uma apreciação crítica das competências desenvolvidas em cada contexto, tendo em conta as dimensões, os domínios e os indicadores apresentados pelo Decreto-Lei n.º 249/2001 de 30 de agosto, no que diz respeito ao Perfil Geral de Desempenho Profissional dos Professores do Ensino Básico apresentando, sempre que possível, evidências. A segunda parte refere-se à apresentação de um estudo desenvolvido em contexto da sala de aula. Este estudo é de natureza predominantemente qualitativa e tem como objetivos centrais compreender a importância da utilização dos materiais didáticos nas aulas de Matemática do 2º CEB, as potencialidades dos materiais didáticos para o estabelecimento de uma relação positiva com a matemática e perceber de que forma a utilização dos materiais didáticos influencia a aprendizagem da matemática, por parte dos alunos. De forma a responder à questão-problema enunciada no estudo e para atingir estes objetivos, foram realizados vários procedimentos com vista a recolha de informações acerca dos três participantes deste estudo. As principais conclusões deste estudo apontam no sentido que a utilização dos materiais didáticos nas aulas de Matemática, podem contribuir para o estabelecimento de uma relação positiva com esta disciplina e para aquisição de aprendizagens significativas por parte dos alunos. Estes proporcionam momentos motivadores, facilitando a compreensão dos conteúdos e desenvolvendo também competências essenciais para o quotidiano dos alunos, como, por exemplo, o levantamento de conjeturas e o trabalho de grupo.